Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5422
Título: Avaliação dos compostos bioativos e da capacidade antioxidante de geleias mistas de pimenta biquinho e maracujá adicionadas de mel.
Autor(es): Pio, Ariel de Albuquerque
Rezende, Samanta de Souza
Orientador(es): Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
Lima, Michelle Barbosa
Membros da banca: Santos, Marina Maximiano de Oliveira
Santos, Paloma Cristina dos
Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
Lima, Michelle Barbosa
Palavras-chave: Geleia
Compostos bioatvios
Antioxidantes
Data do documento: 2023
Referência: PIO, Ariel Albuquerque; REZENDE, Samanta de Souza. Avaliação dos compostos bioativos e da capacidade antioxidante de geleias mistas de pimenta biquinho e maracujá adicionadas de mel. 2023. 36 f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: O estudo avaliou os teores de compostos bioativos e a capacidade antioxidante de geleias mistas de pimenta biquinho e maracujá-amarelo adicionadas de mel. Foram avaliados os efeitos de dois fatores (extrato de pimenta biquinho e polpa de maracujá-amarelo), considerando delineamento central composto rotacional (DCCR) 22 + 4 pontos axiais + 3 pontos centrais, totalizando 11 formulações. Foram realizadas análises de compostos fenólicos totais, carotenoides totais, vitamina A, vitamina C capacidade antioxidante (métodos ABTS, β-caroteno, DPPH e FRAP). Os resultados foram avaliados por meio de ANOVA e teste de médias (Scott-Knott) a 5% de significância. Verificou-se a utilização de diferentes concentrações de pimenta biquinho e maracujá-amarelo influenciaram nos teores de compostos bioativos e na capacidade antioxidante de geleias mistas de pimenta biquinho e maracujá-amarelo adicionadas de mel, sendo que as geleias F2 e F8 foram aquelas que apresentaram maiores valores. Desta forma, conclui-se que a utilização de 35,66% a 45,83% de pimenta biquinho e de 5,12% a 10% de maracujá-amarelo faz com que as geleias mistas de pimenta biquinho e maracujá-amarelo adicionadas de mel tenham maiores teores de compostos bioativos e capacidade antioxidante.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5422
Aparece nas coleções:Ciência e Tecnologia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AvaliaçãoCompostosBioativos.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons