Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5343
Título: Os desafios enfrentados pelo professor alfabetizador : uma análise a partir dos trabalhos publicados pela ANPED no período 2012/2017.
Autor(es): Domingues, Andréa Aparecida
Gonçalves, Fernanda Cristina
Orientador(es): Jorge, Liliane dos Santos
Membros da banca: Jorge, Liliane dos Santos
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Data do documento: 2018
Referência: DOMINGUES, Andréa Aparecida; GONÇALVES, Fernanda Cristina. Os desafios enfrentados pelo professor alfabetizador: uma análise a partir dos trabalhos publicados pela ANPED no período 2012/2017. 2018. 40 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: Os desafios enfrentados pelo professor alfabetizador em seu fazer pedagógico estão presentes em diversos momentos de sua carreira. Identificar quais são esses desafios e analisar as suas possíveis causas constituíram objetivos desta pesquisa. Neste trabalho, foram feitas reflexões sobre o tema, fundamentadas nos estudos de Ferreiro e Soares (1998, 2003) e de outros estudiosos que tratam da questão da alfabetização e do letramento. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, consultando textos publicados no site ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), especificamente no GT 10 – Alfabetização, fazendo um levantamento de trabalhos publicados sobre a temática investigada. Por meio desta pesquisa, foi possível elaborar uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelo professor alfabetizador em seu fazer pedagógico. Os resultados apontam os seguintes desafios: a formação inicial e continuada, a metodologia para alfabetizar, ouso adequado do material didático, bem como o atendimento às diversidades e a heterogeneidade das classes.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5343
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_DesafiosEnfrentadosProfessor.pdf475,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons