Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5322
Título: Educação infantil no contexto da pandemia da COVID-19 : as relações entre famílias e escolas orientadas pelo plano de estudo tutorado da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
Autor(es): Moraes, Ednara Marlise de
Orientador(es): Miranda, Áquila Bruno
Sacramento, Cristina Carla
Membros da banca: Miranda, Áquila Bruno
Sacramento, Cristina Carla
Santos, Erisvaldo Pereira dos
Palavras-chave: Relação família e escola
Plano de Estudo Tutorado - PET
Aprendizagem e desenvolvimento
Educação infantil
COVID-19
Data do documento: 2022
Referência: MORAES, Ednara Marlise de. Educação infantil no contexto da pandemia da COVID-19 : as relações entre famílias e escolas orientadas pelo plano de estudo tutorado da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022
Resumo: Esse trabalho buscou identificar e analisar como as famílias foram convidadas a participar do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, na Educação Infantil, durante a pandemia da COVID-19, que mudou as relações interpessoais, uma vez que, para proteção e garantia da vida, se fez necessário o isolamento social. A partir das contribuições de CHIZOOTTI (2006) e MINAYIO (2014), foi realizada uma análise de conteúdo dos Planos de Estudo Tutorado (PET) disponibilizados entre março e dezembro de 2020, pois se trata de um material criado para apoiar as famílias e alunos, possibilitando a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nesse período. Fizemos um levantamento quantitativo das atividades propostas e, posteriormente, uma análise do conteúdo (mensagem) dos PET’s, no que diz respeito às relações estabelecidas entre as famílias (receptor) e as escolas (emissor). Alguns estudos nos possibilitaram compreender melhor esta relação no cenário pandêmico, tais como a concepção de família (CAMPOS 2011; SARTI, 2004; ROMANELLI, 2016), as relações entre a família e a escola (NOGUEIRA, 2006), as dificuldades enfrentadas pelas famílias, escola e alunos no período da pandemia (GOMEZ, 2020), a relação das famílias com a tecnologia, com as escolas e a relação entre as famílias e as crianças (GUIZZO et al. 2020), o conceito de mediação e o processo de aprendizagem e desenvolvimento (VYGOTSKY, 1984), bem como a educação bancária (FREIRE; 2014). Assim, foi possível observar que as famílias foram acionadas de formas diferentes, a depender da proposta apresentada, o que permitiu organizar a nossa análise em duas categorias: “Os direitos das crianças e a mediação das famílias durante a pandemia da COVID-19”, na qual se verificou que os direitos das crianças estão sendo atendidos pelas famílias, enquanto mediadoras do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças e “A Educação bancária nos PET’s: a família como reprodutora das práticas de higiene durante a pandemia da COVID-19”, que nos permitiu observar as famílias enquanto depositárias dos conteúdos abordados no PET, uma vez que estavam sendo instruídas, na expectativa de, posteriormente, reproduzir o conteúdo escolar.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5322
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EducaçãoInfantilContexto.pdf328,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons