Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5208
Título: Capoeira de Angola como apoio à metodologia teatral : uma experiência realizada no estágio supervisionado.
Autor(es): Martin, Gisele Leite
Orientador(es): Valença, Ernesto Gomes
Membros da banca: Valença, Ernesto Gomes
Gomes, Ricardo Carlos
Pereira, Rodrigo Pastor Alves
Palavras-chave: Educação
Metodologia teatral
Pedagogia da Capoeira Angola
Educação progressista
Data do documento: 2022
Referência: MARTIN, Gisele Leite. Capoeira de Angola como apoio à metodologia teatral: uma experiência realizada no estágio supervisionado. 2022. 21 f. Artigo (Graduação em Artes Cênicas) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: O presente artigo descreve uma experiência de adaptação da pedagogia da Capoeira Angola para uma situação de apoio à metodologia teatral, como tentativa de superação dos obstáculos identificados na implementação do ensino de teatro na Escola Municipal Professora Juventina Drummond, localizada em Ouro Preto - MG. As considerações iniciais visam compreender a origem desses obstáculos na própria estrutura do sistema educacional e em sua função na sociedade, utilizando, para tanto, os estudos de Pierre Bourdieu (2003) e Paulo Freire (1996), relativos às análises críticas sobre o contexto histórico-social da educação e o processo de escolarização. Na sequência, descrevemos a pedagogia da Capoeira Angola, pertencente à tradição do Mestre Primo, do grupo Iuna – BH, que norteou o desenvolvimento de uma metodologia de apoio ao ensino de teatro, bem como sua aplicação efetiva nas aulas durante o estágio. Este artigo busca se aproximar e se inserir na tradição que entender ser possível desenvolver metodologias alternativas visando uma educação plural e progressista e que possam ser desenvolvidas mesmo dentro de um sistema tradicional de ensino.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5208
Aparece nas coleções:Artes Cênicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_CapoeiraAngolaApoio.pdf292,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.