Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5174
Título: Adaptação de uma metodologia de gestão para melhoria no processo de seleção de fornecedores de uma microempresa varejista.
Autor(es): Lima, Alexandre Matheus Teixeira de
Rezende, Mateus Cheloni
Orientador(es): Oliveira, Paganini Barcellos de
Membros da banca: Fernandes, June Marques
Silva, Thiago Augusto de Oliveira
Oliveira, Paganini Barcellos de
Palavras-chave: Administração de empresas - metodologia
Comércio varejista
Fornecedores
Data do documento: 2023
Referência: LIMA, Alexandre Matheus Teixeira de; RESENDE, Mateus Cheloni. Adaptação de uma metodologia de gestão para melhoria no processo de seleção de fornecedores de uma microempresa varejista. 2023. 52 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2023.
Resumo: Este estudo consiste na adaptação de uma metodologia de seleção de fornecedores para o contexto de uma organização varejista do segmento de acessórios para vidros temperados. Trata-se de um estudo de cunho aplicado e de carácter descritivo e normativo, baseado em um levantamento bibliográfico sobre o assunto e um conjunto de dados oriundos de entrevistas junto aos gestores da organização. Foi realizada uma investigação geral da organização, para que fosse possível mapear o processo de compras e coletar dos dados necessários para a aplicação de uma metodologia adequada às necessidades da empresa. A metodologia escolhida foi o Custo Total de Propriedade que permite associar questões qualitativas e quantitativas no processo de qualificação e seleção de fornecedores. Foram elaborados um conjuntos de instrumentos associados com a metodologia, todos eles adaptados ao contexto da organização. Por fim, um exemplo de aplicação da metodologia foi apresentado para ilustrar a sua aplicação.
Resumo em outra língua: This study consists of adapting a supplier selection methodology for the context of a retail organization in the segment of tempered glass accessories. This is an applied study of a descriptive and normative nature, based on a bibliographic survey on the subject and a set of data from interviews with to the organization’s managers. A general investigation of the organization was carried out, so that it could be possible to map the purchasing process and collect the necessary data for the application of a methodology suited to the needs of the company. The Total Cost Ownership methodology was adopted because it allows associating qualitative and quantitative issues in the process qualification and selection of suppliers. A set of instruments was developed associated with the methodology, all of them adapted to the context of the organization. Finally, an example of application of the methodology was presented to illustrate its application.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5174
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AdaptaçãoMetodologiaGestão.pdf695,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons