Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4938
Título: O samba enquanto patrimônio : Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão : identidade, memórias e saberes da comunidade verde e rosa.
Autor(es): Silva, Francine Maria da
Orientador(es): Alves, Célio Macedo
Membros da banca: Alves, Célio Macedo
Suñer, Marcia Maria Arcuri
Rezende, Edson Fialho de
Palavras-chave: Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão
Patrimônio cultural
Memoriais - preservação
Transmissão dos saberes
Identidade - conceito filosófico
Data do documento: 2022
Referência: SILVA, Francine Maria da. O samba enquanto patrimônio: Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão: identidade, memórias e saberes da comunidade verde e rosa. 2022. 71 f. Monografia (Graduação em Museologia) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: A presente pesquisa traz como tema, a Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão (ESASC) enquanto patrimônio imaterial da comunidade do bairro Veloso. Tendo em vista que, a oportunidade de explorar e ter uma nova forma de conhecer a escola de samba, juntando o gosto pelo patrimônio imaterial e o apreço pela nação verde e rosa permitirá adentrar na manifestação cultural gerada pela comunidade. Então, este estudo objetiva-se em compreender como a preservação e transmissão da memória pode contribuir na (re) construção identitária da comunidade da ESASC. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Para tanto, no referencial teórico foi necessário discorrer sobre o patrimônio imaterial, transmissão dos saberes e a preservação da memória, bem como, o registro do samba, a origem da ESASC, do samba e das escolas de samba. Já as observações in loco, foram para compreender como acontece a preservação da memória, a transmissão dos saberes e a (re) construção identitária. Diante disso, verificou-se que a memória preservada a partir das lembranças e da transmissão dos saberes permite que a ESASC dê continuidade a sua tradição, (re) construindo sua identidade a partir, das características que os identificam como um grupo social, como, o pertencimento à escola de samba e a sua história ao longo do tempo.
Resumo em outra língua: La presente investigación tiene como tema, la Escuela Académica de Samba de São Cristóvão (ESASC) como patrimonio inmaterial de la comunidad del barrio Veloso. Considerando que la oportunidad de explorar y tener una nueva forma de conocer la escuela de samba, que se vuelve compatible con el gusto por el patrimonio inmaterial y el aprecio por la nación verde y rosa te permitirá adentrarte en la manifestación cultural que genera la comunidad. Así que este estudio tiene como objetivo comprender cómo la preservación y transmisión de la memoria puede contribuir a la reconstrucción de la identidad de la comunidad ESASC. En cuanto a metodología, es una investigación bibliográfica y de campo. Por eso, en marco teórico era necesario discutir el patrimonio inmaterial, la transmisión de conocimiento y la preservación de la memoria, así como la grabación de samba, el origen de ESASC, samba y escuelas de samba. Las observaciones in situ, por otro lado, fueron comprender cómo la preservación de la memoria, la transmisión del conocimiento y la reconstrucción de la identidad. Ante esto, se comprobó que la memoria conservada desde de memorias y la transmisión de conocimientos permite a ESASC continuar su tradición, reconstruyendo su identidad a partir de las características que identificarse como grupo social, como pertenecer a la escuela de samba y sus historia a lo largo del tiempo.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4938
Aparece nas coleções:Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_SambaPatrimônioEscola.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons