Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4757
Título: A influência da argumentação nas representações de professores de ciências sobre uma questão sociocientífica relacionada ao consumo de animais.
Autor(es): Santos, Theresa Coelho Primola Cezário
Orientador(es): Mozzer, Nilmara Braga
Oliveira, Thais Mara Anastácio
Membros da banca: Oliveira, Thais Mara Anastácio
Lima, Felipe Rebelo Gomes de
Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino de Ciências
Argumentação
Data do documento: 2022
Referência: SANTOS, Theresa Coelho Primola Cezário. A influência da argumentação nas representações de professores de Ciências sobre uma questão sociocientífica relacionada ao consumo de animais. 2022. Monografia (Graduação em Química) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisamos a influência da argumentação na promoção de mudanças nas representações de professores de Ciências sobre uma Questão Sociocientífica relacionada ao consumo de animais. A pesquisa foi realizada em um Curso de Formação Continuada de professores de Ciências intitulado “Os saberes docentes na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC)”. O curso buscava promover o desenvolvimento de saberes pelos professores a partir da reflexão sobre aspectos teóricos e práticos da abordagem educacional de QSC. Os dados obtidos e analisados nesta pesquisa focalizam uma etapa do curso em que os professores foram solicitados a vivenciar um recorte de uma Sequência Didática (SD) em torno da questão-problema: “o ser humano deveria ou não parar de comer carne?”. Os dados, que foram obtidos por meio de gravações dos encontros on-line e materiais escritos produzidos pelos professores nesse processo, nos propiciaram a elaboração de um estudo de caso a fim de alcançar nossos objetivos específicos: (i) caracterizar o processo de argumentação em termos das unidades analíticas A-CA-R (argumento, contra-argumento, resposta); (ii) e, analisar como os processos de negociação e mudança de pontos de vista foram mobilizados pelos professores na construção dos posicionamentos durante a vivência da SD. Selecionamos um grupo de três professores participantes do curso, cujos argumentos identificados ao longo do processo foram sistematizados de acordo com uma adaptação de princípios da teoria da Pragma-Dialética. Os resultados indicaram que os professores defendiam a ideia de que o ser humano deveria parar de comer carne, baseados em considerações sobre os impactos ambientais, o sofrimento animal e os problemas hormonais no ser humano devido a esse consumo. A partir de nossa análise foi possível caracterizar o processo argumentativo em termos das unidades analíticas A-CA-R, cujos elementos nem sempre estiveram presentes e nem foram dispostos nesta ordem em todos os momentos, devido às especificidades do contexto argumentativo. A partir desse recurso analítico também identificamos como os processos de negociação e mudança de pontos de vista foram mobilizados pelos professores, sendo eles fomentados principalmente por: reflexões individuais; materiais instrucionais; mediação da pesquisadora; e evidências disponibilizadas em artigos e notícias. Consideramos importante explorar, nas pesquisas da área, os processos argumentativos em torno de temas controversos, a partir dos quais estudantes e professores em formação são incentivados a refletir sobre suas próprias crenças e valores por meio da mediação (de outros sujeitos, de materiais instrucionais e das fontes de informação) para a mudança/negociação de pontos de vista.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4757
Aparece nas coleções:Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_InfluênciaArgumentaçãoRepresentações.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons