Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4750
Title: A exploração do trabalho infantil como expressão da precarização do trabalho no modo de produção capitalista.
Authors: Lopes, Evaldo Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Mayer, André Luiz Monteiro
metadata.dc.contributor.referee: Mayer, André Luiz Monteiro
Almeida, Sheila Dias
Ribeiro, Rodrigo Fernandes
Keywords: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Trabalho-Avaliação
Trabalho infantil
Serviço social
Issue Date: 2022
Citation: LOPES, Evaldo Pereira. A exploração do trabalho infantil como expressão da precarização do trabalho no modo de produção capitalista. 2022. 55 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituo de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso centra o seu objeto de estudo na análise sistematizada da exploração do trabalho infantil como expressão da precarização do trabalho no contexto do modelo econômico neoliberal. Faz-se como objetivo aprofundar teoricamente os conhecimentos acerca do tema delimitado acima, havendo como aprofundamento teórico crítico sobre os objetivos relacionados a exploração do trabalho infantil, da precarização do trabalho, e das expressões da “questão social” na contemporaneidade, localizando a atuação profissional do Assistente Social, frente a essa expressão da “questão social”. Cita-se o materialismo histórico dialético, empregando como metodologia a revisão bibliográfica a partir de legislações, análise da base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cita-se como possíveis considerações a exploração do trabalho infantil como expressão da precarização do trabalho, sendo estas, expressões da contradição entre Capital e Trabalho, resultando na “questão social”, objeto direto do trabalho do Assistente Social.
metadata.dc.description.abstracten: El presente trabajo de fin de curso centra su objeto de estudio en el análisis sistematizado de la explotación del trabajo infantil como expresión de la precariedad laboral en el contexto del modelo económico neoliberal. Se hace como objetivo profundizar teóricamente el conocimiento sobre el tema delimitado anteriormente, teniendo como profundización teórica crítica sobre los objetivos relacionados con la explotación del trabajo infantil, de la precarización del trabajo, y de las expresiones de la "cuestión social" en la contemporaneidad, ubicando la actuación profesional del Trabajador Social, frente a esta expresión de la "cuestión social". Se cita el materialismo histórico dialéctico, empleando como metodología la revisión bibliográfica a partir de legislaciones, análisis de la base de datos del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE). Entre las consideraciones posibles está la explotación del trabajo infantil como expresión de la precariedad laboral, que son expresiones de la contradicción entre el Capital y el Trabajo, dando lugar a la "cuestión social", objeto directo del trabajo del Trabajador Social.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4750
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_ExploraçãoTrabalhoInfantil.pdf674,69 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons