Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4608
Título: Caracterização química de minerais pesados de Pd, Pt, Au e Hg do Córrego Bom Sucesso, Serro e da Mina Cauê, Itabira.
Autor(es): Oliveira, Thomaz Alfenas Rodrigues de
Orientador(es): Cipriano, Ricardo Augusto Scholz
Membros da banca: Cipriano, Ricardo Augusto Scholz
Graça, Leonardo Martins
Costa, Flávia Compassi da
Palavras-chave: Mineralogia
Paládio
Platina
Data do documento: 2022
Referência: OLIVEIRA, Thomaz Alfenas Rodrigues de. Caracterização química de minerais pesados de Pd, Pt, Au e Hg do Córrego Bom Sucesso, Serro e da Mina Cauê, Itabira. 2022. 89 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: As ocorrências de paládio e platina associadas a ouro do Córrego Bom Sucesso e da Mina Cauê são fontes de vários estudos desde o início do século XIX e fonte de extração de riquezas minerais desde o século XVIII. A ocorrência do Córrego Bom Sucesso é famosa devido à existência de um aluvião platinífero considerado como fonte do material a partir do qual, pela primeira vez, o elemento paládio foi identificado. A Mina Cauê é conhecida pela ocorrência de minério do tipo Jacutinga, onde o ouro ocorre associado ao paládio, um elemento diagnóstico nos depósitos de Jacutinga do Quadrilátero Ferrífero. A fim de determinar a associação de platina, paládio, ouro e minerais secundários associados, realizou-se a caracterização mineralógica de amostras do minério da Mina de Cauê e do Córrego Bom Sucesso. Para isso, primeiramente, foram levantados dados de estudos anteriores sobre os locais das ocorrências com o intuito de determinar o contexto geológico onde a área está inserida. Foi realizada a análise pelo microscópio eletrônico de varredura (MEV) e pelo microscópio eletrônico de transmissão (MET). Os resultados são apresentados em tabelas e imagens e comparados à base de dados do site mindat.org. Esta comparação química possibilita a identificação do mineral em questão.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4608
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_CaracterizaçãoQuímicaMinerais.pdf3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons