Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4463
Title: Análise magnetométrica integrada a partir de banco de dados via veículo aéreo tripulado e não tripulado na região de Teixeiras-MG.
Authors: Mângia, André Alckmin Magalhães
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Joney Justo da
Oliveira, Luis Artur Souza
metadata.dc.contributor.referee: Barbosa, Maria Sílvia Carvalho
Endo, Issamu
Silva, Joney Justo da
Keywords: Geofísica
Magnetometria
Deconvolução de Euler
Drone
Issue Date: 2022
Citation: MÂNGIA, André Alckmin Magalhães. Análise magnetométrica integrada a partir de banco de dados via veículo aéreo tripulado e não tripulado na região de Teixeiras-MG. 2022. 89 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Abstract: As rochas aflorantes e suas relações espaço-temporais são fundamentais para o entendimento da geologia em subsuperfície, porém a ausência de afloramentos rochosos, ou até as dificuldades de acesso em áreas remotas limita a compreensão geológica. A geofísica contribui neste sentido, pois é uma ferramenta que utiliza métodos indiretos de investigação de subsuperfície. Os métodos geofísicos têm sido amplamente utilizados como ferramenta de estudos geológicos nas últimas décadas, e a utilização de veículos aéreos não tripulados (VANT) surgem como uma alternativa no que diz respeito à forma de aquisição de dados. Seu uso tem crescido exponencialmente, no entanto, é uma tecnologia que surgiu há poucos anos, dessa forma há poucos estudos comparativos entre os aerolevantamentos realizados por VANTs. A região de estudo deste trabalho está situada na região da Zona da Mata, em Minas Gerais. Utilizou-se nesse estudo bancos de dados magnetométricos pré-existentes, foi realizada uma análise comparativa entre dados provenientes dos aerolevantamentos por aviões, realizados pela CODEMIG/CPRM, e dados aerolevantados por VANTs. Foi realizada a análise qualitativa e quantitativa para fins de comparação. A primeira se trata da geração de mapas temáticos, que foram relacionados aos dados geológicos, e a segunda consiste nas deconvoluções de Euler e geração das superfícies 3D, no intuito de comparar as profundidades dos topos médios das fontes magnéticas alcançadas por cada meio de aquisição. Os levantamentos por VANT apresentam anomalias de maior frequência, apresentando uma melhor resolução em relação aos dados via avião. Foi possível estabelecer uma relação entre as estruturas observadas nos perfis de deconvolução e o contexto geológico regional, a direção das anomalias observadas é coerente com a direção da zona de cisalhamento que ocorre na região de estudo. O uso dos VANTs mostrou ser muito útil para o detalhamento magnetométrico, permitindo realçar as anomalias magnéticas com melhor resolução, porém este não supre a necessidade do levantamento magnetométrico por aviões. A análise magnetométrica feita de forma integrada em distintas escalas permite então uma melhor compreensão do contexto geológico e das estruturas presentes, o que permite otimizar as informações colaborando para uma melhor gestão dos recursos disponíveis.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4463
Appears in Collections:Engenharia Geologica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_AnáliseMagnetométricaIntegrada.pdf29,22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons