Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4411
Título: Síntese e avaliação das atividades atimicrobiana, tripanocida e citotóxica de novos derivados do eugenol e análogos.
Autor(es): Reis, Rúbia Castro Fernandes Melo
Orientador(es): Souza, Thiago Belarmino de
Membros da banca: Reis, Adriana Cotta Cardoso
Braga, Saulo Fehelberg Pinto
Souza, Thiago Belarmino de
Palavras-chave: Eugenol
Cravo da índia
Tripanossomicidas
Agentes antiinfecciosos
Data do documento: 2019
Referência: REIS, Rúbia Castro Fernandes Melo. Síntese e avaliação das atividades antimicrobiana, tripanocida e citotóxica de novos derivados do eugenol e análogos. 2019. 61 f. Monografia (Graduação em Farmácia) - Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019
Resumo: O eugenol é um fenilpropanóide natural presente nos óleos essenciais de algumas espécies vegetais, como o cravo da Índia (Syzygium aromaticum) e canela brava (Croton zenhtneri). Muitos autores têm relatado diferentes atividades biológicas para o eugenol, análogos e derivados, como ação antimicrobiana, antineoplásica, anti-inflamatória e antiparasitária. Recentemente, nosso grupo de pesquisa descobriu um derivado 1,2,3-triazólico do diidroeugenol potencialmente ativo contra Micrococcus luteus (ensaios in vitro) e Trypanosoma cruzi (ensaios in vitro e in vivo). Em vista do potencial antimicrobiano e tripanocida desta substância, aliado à necessidade de desenvolvimento de novos candidatos a fármacos úteis para o tratamento de infecções bacterianas e para o tratamento da doença de Chagas, neste trabalho foram sintetizados 8 derivados α,β-insaturados do eugenol (e análogos) a partir de reações de condensação aldólica entre duas cetonas e quatro aldeídos, sendo destes 4 produtos inéditos. Além de serem potencialmente ativos devido à semelhança estrutural com o protótipo descrito, também há relatos na literatura de derivados α,β-insaturados ativos contra T. cruzi, o que justifica ainda mais o padrão proposto neste trabalho. As substâncias foram obtidas com rendimentos variando entre 28-94% e com massa suficiente para caracterização e avaliações biológicas. Os derivados foram quimicamente caracterizados por espectroscopia de ressonância magnética nuclear de 1H e 13C. A avaliação da atividade antimicrobiana e tripanocida das substâncias encontra-se em fase final de execução. Os produtos finais obtidos foram avaliados quanto à citotoxicidade frente a linhagem de células de fibroblastos de pulmão humano (MRC-5) e linhagens de células tumorais HeLa, T24 e TOV-21G, referentes à câncer de colo do útero, bexiga e ovário, respectivamente. Os derivados 7, 14 e 10 apresentaram resultados interessantes frente às linhagens de células HeLa (IC¬50= 7,07 µM; IC¬50= 8,85 µM e IC¬50= 2,04 µM, respectivamente) e T24 (IC¬50= 11,66 µM; IC¬50= 17,74 µM e IC¬50= 2,29 µM, respectivamente). Para a linhagem TOV-21G, os derivados 14 e 10 apresentaram IC¬50= 4,71 µM e 2,74 µM, respectivamente. Todos derivados testados foram citotóxicos para as células normais (MRC-5), sendo que o derivado 12 apresentou o menor valor de IC50 (105,99 µM), sendo menos citotóxico. Os índices de seletividade variaram de 0,22 a 10,12, o que faz tais substâncias potenciais protótipos para pesquisas futuras que visem a descoberta de novos candidatos a fármacos antineoplásicos.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4411
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_SinteseAvaliacaoAtividades.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons