Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4407
Título: O uso de tecnologias e recursos digitais no ensino de Geografia.
Autor(es): Mendes, Tatiane Abrante Lucas
Orientador(es): Rodrigues, William Fortes
Membros da banca: Paulo, Jacks Richard de
Rodrigues, William Fortes
Palavras-chave: Tecnologias
Ensino
Desafios
Benefícios
Geografia
Data do documento: 2021
Referência: MENDES, Tatiane Abrante Lucas. O uso de tecnologias e recursos digitais no ensino de Geografia. 2021. 22 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Centro de Educação Aberta e à Distância, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Cada vez mais é exigido conhecimento básico no uso de diversas tecnologias para execução de certas atividades no cotidiano, e no ambiente escolar, isso não é diferente. Portanto, é extremamente importante a discussão sobre a contribuição do uso das tecnologias e recursos digitais voltados para o ensino da Geografia na educação básica. E quais dificuldades surgem para a sua utilização, principalmente durante a crise sanitária mundial iniciada no ano de 2020, na qual tanto docentes como discentes viram-se desafiados pelo novo modelo de educação proposto pelo governo, com o intuito de minimizar os efeitos negativos no aprendizado dos alunos durante o afastamento presencial dos mesmos, ocasionado por medida de força maior e para a preservação da segurança de todos do ambiente escolar e familiar. Dessa forma, o presente artigo busca através da revisão de bibliografias o conhecimento de algumas tecnologias e recursos digitais que possam auxiliar no ensino-aprendizagem e utilizadas tanto no ensino presencial como no ensino remoto, bem como entender os elementos positivos que contribuem para a implementação de novas tecnologias e recursos digitais em sala de aula e os obstáculos encontrados pelos professores e alunos na sua utilização antes e durante a pandemia, além de apontar tecnologias e recursos voltados especificamente para o ensinoaprendizagem durante as aulas de Geografia.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4407
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pela coordenadora do curso de Geografia - licenciatura, Marta Bertin, em 15/07/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Geografia (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_UsoTecnologiasRecursos.pdf865,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons