Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4398
Title: A importância do turismo pedagógico para o ensino de Geografia.
Authors: Vasconcellos, Silvana Aparecida de
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, William Fortes
metadata.dc.contributor.referee: Brule, David Melo van den
Rodrigues, William Fortes
Keywords: Turismo
Geografia
Turismo pedagógico
Sustentabilidade
Issue Date: 2021
Citation: VASCONCELLOS, Silvana Aparecida de. A importância do turismo pedagógico para o ensino de Geografia.. 2021. 18 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Centro de Educação Aberta e a Distância, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Abstract: O objetivo deste artigo de revisão bibliográfica é demonstrar a importância do turismo pedagógico para o ensino de Geografia partindo do pressuposto de que toda atividade desenvolvida fora do ambiente da sala de aula pode ser uma enriquecedora atividade para o ensino-aprendizagem da disciplina. O tema que não é muito presente nos currículos atuais, tem conteúdos dispersos nas várias disciplinas do currículo escolar, e embora pouco difundido, é imprescindível para a formação do jovem, para a preservação do meio ambiente e para a promoção da cidadania. Através da análise de importantes obras sobre o tema, nasceu o presente trabalho que visa demonstrar a importância da aprendizagem significativa proporcionada pelas viagens pedagógicas no ensino de Geografia: os alunos desenvolvem uma postura de pesquisadores e protagonistas de seu próprio aprendizado, posicionando-se sobre várias abordagens e problemas apresentados, buscando novas informações e compreendendo melhor a dinâmica da produção do espaço geográfico, percebendo-se parte da realidade e tornando-se atores importantes para a mudança de paradigmas, ampliando conhecimentos e despertando o prazer pela aprendizagem da ciência geográfica. Destacamos ainda a inestimável contribuição da temática abordada para a promoção de hábitos que contribuam para a sustentabilidade, a diminuição dos impactos sociais provocados pelo turismo, a preservação do patrimônio de uso comum, o respeito para com a população local, o reconhecimento dos valores socioculturais das comunidades locais e o desenvolvimento de uma postura crítica por parte do aluno para que perceba o turismo não apenas pelo aspecto econômico, mas como importante indutor da produção do espaço.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4398
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pela coordenadora do curso de Geografia - licenciatura, Marta Bertin, em 15/07/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:Geografia (EAD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_ImportânciaTurismoPedagógico.pdf307,66 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons