Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4390
Título : O ensino remoto emergencial na rede estadual de Minas Gerais e a relevância no ensino de Geografia.
Autor : Assis, Lúcia de Carvalho Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, William Fortes
metadata.dc.contributor.referee: Paulo, Jacks Richard de
Rodrigues, William Fortes
Palabras clave : Covid-19
Minas Gerais
Ensino remoto emergencial
Geografia
Fecha de publicación : 2021
Citación : ASSIS, Lúcia de Carvalho Alves. O ensino remoto emergencial na rede estadual de Minas Gerais e a relevância no ensino de Geografia. 2021. 22 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Centro de Educação Aberta e a Distância, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumen : O presente artigo trata sobre os impactos da Covid-19 na rede Estadual de Ensino Básico do Estado de Minas Gerais, com ênfase no ensino de Geografia. Onde se procurou verificar a didática ensino/aprendizagem pelo método “Ensino Remoto Emergencial” mediante aos meios e as ferramentas utilizadas pelo Governo Estadual através da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assim como as implicações causadas por essas metodologias em toda comunidade escolar, identificando o uso das tecnologias da comunicação e informação, como as mesmas auxiliam ou aumentam as desigualdades já existentes em Minas Gerais, no meio urbano e rural no qual se observam grandes discrepâncias, levando-se em conta as políticas implantadas, como também as alterações e as consequências trazidas pela covid-19, tendo por base o ano letivo de 2020 e o primeiro semestre de 2021. Sendo a geografia uma disciplina que tem como objeto de estudo o espaço e suas transformações em diversas ordens, buscou-se ressaltar a importância do ensino de geografia na contribuição do entendimento das práticas detectadas, pois a disciplina cumpre um papel primordial na formação de um cidadão crítico e responsável diante as adversidades impostas pelas circunstâncias na contemporaneidade. Conclui-se que a utilização das tecnologias da informação e comunicação foi de grande valia para a implementação do Ensino Remoto Emergencial no Estado de Minas Gerais, sem aplicação dessa metodologia não teria como dar prosseguimento às atividades do calendário escolar, ressalta-se a contribuição da geografia frente essa realidade destacando o conhecimento cartográfico na vida do indivíduo, no entanto o poder público tem que ser mais atuante.
URI : http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4390
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pela coordenadora do curso de Geografia - licenciatura, Marta Bertin, em 15/07/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: Geografia (EAD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA_EnsinoRemotoEmergencial.pdf412,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons