Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4389
Título: Metodologias de ensino de Geografia para a inclusão de alunos surdos no ambiente escolar.
Autor(es): Figueiredo, Luana Amaral Soares
Orientador(es): Paulo, Jacks Richard de
Membros da banca: Brito, Thiago Macedo Alves de
Paulo, Jacks Richard de
Palavras-chave: Inclusão
Surdez
Metodologias
Ensino de Geografia
Data do documento: 2021
Referência: FIGUEIREDO, Luana Amaral Soares. Metodologias de ensino de Geografia para a inclusão de alunos surdos no ambiente escolar. 2021. 24 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Centro de Educação Aberta e a Distância, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Neste artigo de revisão bibliográfica, cujo tema de pesquisa se fundamenta nas metodologias de ensino de geografia para a inclusão de alunos surdos no ambiente escolar, teve-se o intuito de refletir sobre o ensino de Geografia na Educação Básica voltado para uma perspectiva inclusiva de estudantes surdos. Assim, apresenta-se um breve resumo sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para o processo de aprendizagem deste discente surdo, a qual se trata de uma linguagem visual/espacial. Nesse sentido, aborda-se sobre a necessidade de promover adaptações de recursos didáticos nas aulas de Geografia voltados para a inclusão de alunos surdos e também sobre aulas que valorizem a utilização de aspectos visuais, tais como: figuras, fotos, imagens contendo paisagens, estudo de campo, recursos tecnológicos, mapas, dentre outros que possam contribuir para a exposição visual para o educando. Para tal, realizou-se uma pesquisa junto à literatura acadêmica que trata sobre a temática em questão e a partir da qual teceu-se as reflexões em consonância com os objetivos propostos nesta pesquisa. Os dados encontrados evidenciaram que o processo de ensino e de aprendizagem expõem alguns desafios, dentre eles a despreparação dos profissionais da educação em termos de perspectiva inclusiva para ensinar o estudante surdo. Por fim, mesmo que o discente surdo tenha o direito de ser “incluso” em turmas de ensino regular por força de documentos legais, ainda há que se pensar em ações de formação continuada que possam redimensionar as ações e práticas dos docentes para que a inclusão possa ser melhor consubstanciada.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4389
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pela coordenadora do curso de Geografia - licenciatura, Marta Bertin, em 15/07/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Geografia (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_MetodologiasEnsinoGeografia.pdf391,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons