Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4333
Título: Professor mediador : uma busca para se compreender como a criança pode ser orientada e incentivada em seus diferentes níveis de ensino na alfabetização.
Autor(es): Santos, Karina de Oliveira
Orientador(es): Rodrigues, Paula Cristina de Almeida
Membros da banca: Rodrigues, Paula Cristina de Almeida
Jardilino, José Rubens Lima
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Práticas pedagógicas
Data do documento: 2022
Referência: SANTOS, Karina de Oliveira. Professor mediador: uma busca para se compreender como a criança pode ser orientada e incentivada em seus diferentes níveis de ensino na alfabetização. 2022. 36 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: O processo de alfabetização e letramento durante o período da COVID 19 nos gerou uma grande preocupação e anseio tanto dos professores quanto dos familiares, tendo em vista que esses processos são consolidados nos anos iniciais de ensino. Por isso, esse relato de experiência teve como seu principal objetivo analisar os processos de ensino e aprendizagem das crianças do 2° Ano do Fundamental I em um escola da rede Municipal de Mariana num contexto de pandemia, buscando avaliar se as atividades no Residência Pedagógica contribuíram ou não para o processo de aprendizagem dos alunos, como a ausência do professor mediador pode afetar os alunos a avançarem nos níveis de escrita e se as atividades realizadas dentro do projeto durante o período remoto ajudaram aos alunos no processo de aprendizagem. Para isso, foram analisados os planejamentos, as atividades, as atas das reuniões e gravações, utilizando o método qualitativo para elaborar e analisar os resultados encontrados. Os resultados encontrados mostraram que por diversos motivos alunos, pais e professores enfrentam dificuldades durante a pandemia no que diz respeito ao processo de alfabetização e letramento, sendo eles: os pais não conseguiram auxiliar os filhos nas atividades em casas, dificuldade para acessar o Google Meet e o WhatSapp, os professores precisavam planejar e replanejar as atividades e os planejamentos didáticos. Este estudo possibilitou investigar como as crianças das camadas populares sofreram uma ruptura no processo de alfabetização e nos níveis de escrita alfabética e como a falta do professor mediador dentro da sala de aula junto com seus alunos interfere no seu processo de aprendizagem.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4333
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ProfessorMediadorBusca.pdf357,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons