Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4095
Título: Protótipo embarcado para a identificação de defeitos superficiais em esteiras de transportadores de correia.
Autor(es): Magalhães, Irã Dias de
Orientador(es): Bianchi, Andrea Gomes Campos
Coelho, Bruno Nazário
Membros da banca: Bianchi, Andrea Gomes Campos
Coelho, Bruno Nazário
Silva, Pedro Henrique Lopes
Silva, Saul Emanuel Delabrida
Palavras-chave: Correias transportadoras
Visão computacional
Visão computacional - OpenCV
Microcomputadores - Raspberry Pi
Data do documento: 2022
Referência: MAGALHÃES, Irã Dias de. Protótipo embarcado para a identificação de defeitos superficiais em esteiras de transportadores de correia. 2022. 47f. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Transportadores de correias são equipamentos de extrema importância para uma planta de mineração, pois possibilitam o transporte contínuo de materiais de um ponto a outro, viabilizando a alimentação e descarga contínua dos equipamentos presentes na planta. Como todo equipamento, é necessário que sejam feitas inspeções periódicas, a fim de verificar a integridade de seus componentes. Uma dessas inspeções é voltada para a procura de rasgos na esteira do transportador de correia, sendo feita, normalmente, por um funcionário da planta. Como esse procedimento é realizado por um humano, o resultado da detecção de defeitos se torna um produto de uma interpretação subjetiva daquilo que é considerado como um defeito, sendo, portanto, passível de erros. O presente trabalho aborda a implementação de um protótipo para detecção de defeitos em correias transportadoras, por meio de um algoritmo que identifica falhas com base na curvatura de um feixe de laser incidido na esteira do transportador. Será mostrado que, para plataformas como o Raspberry Pi 3, não é possível obter resultados satisfatórios de detecção. Para isso, serão apresentados a estrutura que aloja os componentes do equipamento, o dimensionamento realizado para garantir a autonomia do protótipo e os resultados dos testes realizados.
Resumo em outra língua: Conveyor belts are of extreme importance to a mining plant for allowing the non-stop trans- portation of materials from one point to another, making possible the continuous feeding of the equipment of the plant. Like every machine, it’s necessary to perform regular inspections to verify the integrity of it’s components. One of them is about searching for tearings on the belt, which is done, usually, by a worker of the plant. Since this procedure is performed by a human being, the result of the detection is a product of a subjective interpretation of what is considered to be a defect, being, therefore, error prone. This paper presents the development of a prototype that detects surface defects on a conveyor belt, through the use of an algorithm that can detect tearings based on the curvature of a laser beam focused on the belt. It will be shown that, for platforms like Raspberry Pi 3, it’s not possible to obtain satisfactory detection results. For that, it will be presented the structure that contains the equipment components, the energy consumption sizing made to assure the prototype autonomy and the results of the tests that were made.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4095
Aparece nas coleções:Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PrototipoEmbarcadoIdentificacao.pdf5,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons