Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4084
Título: Estudo da adaptação de microrganismos mesófilos a placas de circuito impresso.
Autor(es): Pereira, Igor Jurandir Ubaldo Viana
Orientador(es): Leão, Versiane Albis
Pereira, Matheus Mello
Membros da banca: Oliveira, Víctor de Andrade Alvarenga
Martins, Flávio Luiz
Leão, Versiane Albis
Pereira, Matheus Mello
Palavras-chave: Mineração urbana
Placas de Circuito Impresso - PCI
At. ferrooxidans
Biohidrometalurgia
Data do documento: 2022
Referência: PEREIRA, Igor Jurandir Ubaldo Viana. Estudo da adaptação de microrganismos mesófilos a placas de circuito impresso. 2022. 63 f . Monografia (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: O consumo de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (EEE) tem se tornado cada vez mais comum nos dias atuais. As Placas de Circuito Impresso (PCI) são facilmente encontradas na maioria dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), sendo constituídas por diversos elementos químicos, os quais apresentam elevado interesse econômico tais como ouro, prata, cobre, entre outros. Diante disso, a presente monografia visou investigar, em escala laboratorial, a adaptação de microrganismos mesófilos a PCI como etapa preliminar do estudo da biolixiviação de cobre. O procedimento experimental adotado consistiu em etapas de caracterização química, bem como ensaios de adaptação. As análises por ICP-OES e MEVEDS foram aplicadas para caracterizar e quantificar os elementos químicos presentes nessas placas. Diante dessas análises, observou-se uma heterogeneidade em relação ao tamanho e a forma das partículas. As análises químicas via ICP-OES quantificaram majoritariamente os elementos químicos cobre (25,91 ± 2,05%), cálcio (4,91 ± 0,23%), chumbo (2,00 ± 0,71%) e alumínio (1,85 ± 0,08%). Dentre as três (3) amostras estudas (PCI cominuídas, PCI fragmentadas e PCI fragmentadas pré-tratadas), as PCI fragmentadas pré-tratadas foram adaptadas com sucesso a 250g.L-1, enquanto as PCI cominuídas e fragmentadas foram adaptadas a 30g.L-1 e 50g.L-1, respectivamente. Em suma, os resultados de adaptação foram promissores, possibilitando o emprego da técnica de biolixiviação, em trabalhos futuros, para a recuperação do conteúdo metálico presente nas PCI.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4084
Aparece nas coleções:Engenharia Metalúrgica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EstudoAdaptaçãoMicrorganismos.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.