Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/392
Title: A imaginária devocional na América Portuguesa : o caso das imagens coloniais da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Viamão.
Authors: Rosa Júnior, João Dalla
metadata.dc.contributor.advisor: Bonnet, Márcia Cristina Leão
Keywords: Arte barroca - história e crítica
Arte sacra - Viamão - RS
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Viamão - RS
Igreja Católica - América Latina - história
Iconografia cristã
Issue Date: 2008
Citation: ROSA JÚNIOR, João Dalla. A imaginária devocional na América Portuguesa : o caso das imagens coloniais da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Viamão. 2008. 110 f. Monografia (Especialização em Cultura e Arte Barroca) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2008.
Abstract: A pesquisa da imaginária colonial da Matriz de Nossa Senhora da Conceição consiste em um estudo das singularidades das obras de arte remanescentes de Viamão, uma das cidades do antigo território do Continente de São Pedro, sul da América Portuguesa. A partir de uma contextualização histórica dos processos de dissipação das imagens religiosas na Colônia entre os séculos XVI e XVIII, são abordadas questões relativas à procedência e às características do conjunto de esculturas reunido na Matriz de Viamão, em comparação à produção do restante da América Portuguesa. Analisa-se cada uma das imagens presentes na igreja, buscando as particularidades formais e iconográficas de cada representação, relacionando-as ao contexto colonial da região de modo a compor uma outra abordagem para historiografia da arte rio-grandense.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/392
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:Especialização - Cultura e Arte Barroca

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_ImagináriaDevocionalAmérica.pdf4,71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons