Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/382
Title: A narrativa de Pedro Almodóvar : uma análise de metalinguagem em Tudo sobre minha mãe.
Authors: Páscoa, Júlia Pinheiro Damasceno
metadata.dc.contributor.advisor: Alves, Mírian Sousa
metadata.dc.contributor.referee: Alves, Mírian Sousa
Azevedo, Dunya Pinto
Drumond, Rafael Fonseca
Issue Date: 2016
Citation: PÁSCOA, Júlia Pinheiro Damasceno. A narrativa de Pedro Almodóvar : uma análise de metalinguagem em Tudo sobre minha mãe. 2016. 52 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Abstract: A metalinguagem compreendida como linguagem que se refere à outra linguagem marca a narrativa de Pedro Almodóvar. O filme Tudo sobre minha mãe apresenta três importantes práticas que a função metalinguística é capaz de imprimir: antecipar atos ficcionais por meio do filme dentro do filme, desencadear funções emotivas referenciando obras artísticas e descrever personagens mencionando textos literários. Um protocolo de imagens foi usado como ferramenta de análise. O método numerou e qualificou signos presentes nos frames capturados por decupagens, e os elementos das imagens foram descritos por meio de textos dissertativos. Afirma-se que o diretor espanhol ao recorrer à metalinguagem conduziu e consolidou sua obra fílmica.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/382
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 27/072016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.3, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_NarrativaPedroAlmodóvar.pdf917,79 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons