Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3818
Título: Uma proposta de sequência didática para o estudo sobre a cloroquina e hidroxicloroquina a partir de estruturas químicas com o auxílio do software Chemsketch.
Autor(es): Carvalho, Diogo Émerson Leite de
Orientador(es): Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Membros da banca: Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco
Rodrigues, Clarissa
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Palavras-chave: Bioinformática
Educação
Química
Data do documento: 2022
Referência: CARVALHO, Diogo Émerson Leite de. Uma proposta de sequência didática para o estudo sobre a cloroquina e hidroxicloroquina a partir de estruturas químicas com o auxílio do software Chemsketch. 2022. 43 f. Monografia (Graduação em Química - Licenciatura) - - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: A pandemia do coronavírus atingiu diretamente as pessoas e os setores da sociedade, mudando a realidade atual. O mundo passou por uma intensa transformação, na forma de comprar, nas relações interpessoais, nas aulas remotas, etc. Com isso, “nasceram” muitos “especialistas” em todas as áreas do conhecimento, infectologistas que concordam e que discordam com o uso de máscaras para prevenção à doença, governos negacionistas quanto à eficácia de vacinas e assim por diante. Desse modo, foi pensado uma maneira de atrair a atenção dos alunos e, simultaneamente, integrar atividades que sejam ligadas entre si para ensinar o conteúdo por etapas, de acordo com os objetivos que se deseja alcançar para reforçar a aprendizagem, com atividades estruturadas e uma forma de avaliação. A sequência didática (SD) tem o objetivo de aguçar o senso crítico dos alunos quanto a diversos temas discutidos na sociedade acerca de efetividade de determinados medicamentos e uso consciente e demais fatores que podem impactar na vida como um todo. Além disso, divulgar uma ferramenta educacional para trabalhar com modelos moleculares no ensino de química, apresentar estratégias didáticas que favorecem a discussão sociocientífica a partir de uma questão sociocientífica e evidenciar o processo de desenvolvimento de uma sequência didática orientada por uma questão sociocientífica, analisando a aplicação dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina, ou seja, a finalidade para que foram desenvolvidos e a real eficácia para tratamento do coronavírus. Outrossim, discutir sobre o mecanismo de ação do fármaco e se sua eficácia é considerada satisfatória contra diferentes classes de microrganismos (protozoários e vírus) e suas implicações, além de esclarecer para os alunos que ferramentas de bioinformática (como o ChemSketch, utilizado ao longo da SD) podem ser empregadas para outras investigações científicas e estimulá-los a utilizá-las em outros contextos, numa perspectiva interdisciplinar.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3818
Aparece nas coleções:Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PropostaSquênciaDidática.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons