Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3807
Título: Paralelos entre a escravidão negra no Brasil Colônia e Império e o trabalho doméstico contemporâneo : uma história contínua.
Autor(es): Brangioni, Marina Barbosa
Orientador(es): Alves, Amauri Cesar
Reis Junior, Neuber Teixeira dos
Membros da banca: Alves, Amauri Cesar
Reis Junior, Neuber Teixeira dos
Costa, André de Abreu
Peixoto, Weverton Costa
Palavras-chave: Escravização negra
Trabalho doméstico
Data do documento: 2022
Referência: BRANGIONI, Marina Barbosa. Paralelos entre a escravidão negra no Brasil Colônia e Império e o trabalho doméstico contemporâneo: uma história contínua. 2022. 79 f. Monografia (Graduação em Direito) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Este estudo se propõe a analisar a escravização negra no Brasil Colônia e Império e o trabalho doméstico, isso com o fulcro de delinear os paralelos fáticos, históricos e jurídicos existentes entre os dois institutos. A análise se dará a partir de pesquisas históricas, documentais e bibliográficas que reportam situações fáticas e jurídicas existentes tanto na época da escravização quanto pós-abolição do povo negro, chegando, enfim, ao trabalho doméstico. Nesse sentido, busca-se refletir sobre as permanências decorrentes do período escravagista que se reverberam ainda sob a égide da Constituição Cidadã e os impactos que elas dão à vida das trabalhadoras domésticas.
Resumo em outra língua: Este estudio pretende analizar la esclavitud de los negros en el Brasil colonial e imperial y el trabajo doméstico, con el fin de esbozar los paralelismos fácticos, históricos y jurídicos entre ambos institutos. El análisis se basará en una investigación histórica, documental y bibliográfica que da cuenta de las situaciones fácticas y jurídicas existentes tanto en la época de la esclavitud como después de la abolición de los negros, llegando finalmente al trabajo doméstico. En este sentido, buscamos reflexionar sobre las permanencias derivadas del período de la esclavitud que aún resuenan bajo la égida de la Constitución Ciudadana y los impactos que tienen en la vida de las trabajadoras domésticas.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3807
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ParalelosEscravidaoNegra.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.