Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3178
Título: Aplicação de um algoritmo simheurístico na solução do problema de roteamento e carregamento de veículos bidimensional.
Autor(es): Gomes, Rigeli Soares
Orientador(es): Gomes Júnior, Aloísio de Castro
Reis, Agnaldo José da Rocha
Membros da banca: Gomes Júnior, Aloísio de Castro
Reis, Agnaldo José da Rocha
Guimarães, Irce Fernandes Gomes
Gomes, Helton Cristiano
Palavras-chave: Administração de projetos - cadeia de suprimentos
Algoritmo simheurístico
Otimização combinatória - roteamento de veículos
Logística
Pesquisa operacional
Simulação - computadores
Data do documento: 2021
Referência: GOMES, Rigeli Soares. Aplicação de um algoritmo simheurístico na solução do problema de roteamento e carregamento de veículos bidimensional. 2021. 57 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: A gestão de transportes faz parte de um processo logístico que integra o conceito de Gerenciamento de uma Cadeia de Suprimentos. A otimização desses processos resulta na entrega de um serviço de melhor qualidade, maior previsibilidade de rotas e redução dos custos relativos. Este trabalho apresenta a implementação de um Algoritmo Simheurístico com a finalidade de solucionar o problema de roteamento e carregamento de veículos bidimensional com frota homogênea. A proposta de solução é inicializada de forma aleatória e refinada através da implementação de um Algoritmo Simheurístico. Este algoritmo faz uso de uma meta-heurística de busca local, o Simulated Annealing, em paralelo com o processo de simulação. A combinação entre algoritmos determinísticos e simulações estocásticas tem o objetivo de tornar os resultados mais próximos da realidade e conferir maior competência logística ao processo de entrega de mercadorias. São apresentadas todas as etapas para a solução do modelo proposto e os resultados obtidos da sua execução, que comprovam o potencial de aplicação em problemas reais.
Resumo em outra língua: Transportation management is part of a logistics process that integrates the concept of Supply Chain Management. The optimization of these processes results in the delivery of a better quality service, greater route predictability and reduction of relative costs. This work presents the implementation of a Simheuristic Algorithm with the purpose of solving the two-dimensional vehicle routing and loading problem with homogeneous fleet. The proposed solution is initialized randomly and refined through the implementation of a Simheuristic Algorithm. This algorithm uses a local search metaheuristic, Simulated Annealing, in parallel with the simulation process. The combination between deterministic algorithms and stochastic simulations has the objective of making the results closer to reality and conferring greater logistical competence to the goods delivery process. All the steps for the solution of the proposed model and the results obtained from its execution are presented, which prove its potential for application in real problems.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3178
Aparece nas coleções:Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AplicaçãoAlgoritmoSimheurístico.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons