Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3046
Título: A inserção dos assistentes sociais na política de educação : desdobramentos dos governos de 2016 a 2020.
Autor(es): Martins, Mariana Mendonça
Orientador(es): Souza, Alessandra Ribeiro de
Membros da banca: Souza, Alessandra Ribeiro de
Tosta, Késia Silva
Queiroz, Viviane de
Palavras-chave: Educação básica - Brasil
Instituição social - crianças
Políticas sociais - Brasil
Serviço social
Data do documento: 2021
Referência: MARTINS, Mariana Mendonça. A inserção dos assistentes sociais na política de educação: desdobramentos dos governos de 2016 a 2020. 2021. 76 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: O presente trabalho se trata de uma pesquisa bibliográfica cujo objeto de pesquisa é a problematização sobre a inserção dos/as assistentes sociais na rede pública da educação básica, após o golpe parlamentar de 2016. Para obter uma reflexão e um aprofundamento sobre o tema foram realizadas análises das publicações das revistas de categoria A1 Katálysis e Serviço Social e Sociedade publicadas durante o período de 2016 a 2020. O Serviço Social consta na política de educação desde a década de 1930, porém, somente após vinte anos de luta é que se regulamentou a inserção da profissão do Serviço Social na educação básica. Partindo da concepção que as políticas sociais vêm sofrendo diversos ataques, este estudo visou compreender os desafios que perpassam a inserção dos assistentes sociais na educação básica, diante da intensificação da ofensiva conservadora e da regressão das políticas sociais, dentre elas, a política de educação no período compreendido entre 2016 e 2020.
Resumo em outra língua: El presente trabajo es una investigación bibliográfica cuyo objecto de investigación es la problematización sobre la inserción de los trabajadores sociales em la red pública de educación básica, despues del golpe parlamentar de 2016. Con el tema, se realizaron análisis de las publicaciones de los periódicos de la categoria A1 Katálysis y Servicio Social y Sociedad durante el período de 2016 hasta 2020. El Servicio Social ha sido parte de la política educativa hasta la década de 1930, sin embargo, fue sólo después de veinte años de lucha que se reglamentó la profesión del Trabajo Social em la educación. Partiendo de la concepción de las políticas sociales han venido sufriendo muchos ataques, este estúdio tuvo como objectivo compreender los desafios que impregna la inserción de los trabajadores sociales en la educación básica, ante la intensificación de la ofensiva conservadora y el retroceso de las políticas sociales, entre ellos, la política educativa.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3046
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_InserçãoAssistentesSociais.pdf674,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons