Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2927
Title: Avaliação do atingimento de escorregamentos translacionais em função das características geométricas das encostas: estudo de caso: Zona da Mata - MG.
Authors: Costa, Ana Paula Felix da
metadata.dc.contributor.advisor: Barella, César Falcão
Eiras, Cahio Guimarães Seabra
metadata.dc.contributor.referee: Barella, César Falcão
Leão, Lucas Pereira
Silva, Larissa Flávia Montandon
Keywords: Geologia de engenharia
Deslizamentos - geologia
Risco geológico
Issue Date: 2021
Citation: COSTA, Ana Paula Felix da. Avaliação do atingimento de escorregamentos translacionais em função das características geométricas das encostas: estudo de caso: Zona da Mata - MG. 2021. 79 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Abstract: A região que contempla total ou parcialmente as cidades de Abre Campo, Amparo do Serra, Bom Jesus de Cardosos, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Rio Casca, Santo Antônio do Grama, São Pedro dos Ferros, Santa Cruz do Escalvado, Sericita e Urucânia, na Zona da Mata Mineira, apresenta grande densidade de pequenos deslizamentos gravitacionais em encostas, especialmente no período chuvoso. Eventos gravitacionais de movimentos de massa podem ocasionar acidentes envolvendo o atingimento da massa deslocada, que pode comprometer vias ou atingir carros e pedestres que estejam na trajetória da massa deslocada. Com a finalidade de prever a influência que tais escorregamentos podem ter na área de interesse, foram elaborados, no presente trabalho, modelos matemáticos, via regressão linear multivariada, relacionando o atingimento dos escorregamentos a dados geométricos que podem ser medidos ou inferidos para as encostas (volume estimado, inclinação do centro de massa do escorregamento, inclinação mínima, média e máxima do polígono de depleção, altura da cicatriz em relação ao pé da encosta e índice topográfico de umidade). Analisando por meio de regressões lineares simples a influência de cada fator condicionante, o único que apresentou uma relação direta com o atingimento foi à altura do escorregamento, com um R2ajustado de 0,706. As demais variáveis utilizadas foram acrescidas ao modelo para o ajuste do mesmo. Analisando as diversas combinações possíveis na regressão linear múltipla, a que apresentou melhores resultados foi a relação entre altura, inclinação máxima e volume, com um R2ajustado de 0,802 e um cálculo da raiz do erro quadrático médio normalizado (RMSE normalizado) de 8,97%. A colaboração principal deste trabalho foi obter uma equação com um bom índice de confiança para o cálculo do atingimento. Os resultados obtidos podem ser efetivamente utilizados para contribuir em futuras ocupações urbanas e obras de infraestrutura. Além disso, levanta-se a necessidade da ampliação dos estudos em relação aos eventos gravitacionais, buscando mapear áreas de risco para os atingimentos, evitando perdas materiais ou acidentes envolvendo pessoas.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2927
Appears in Collections:Engenharia Geologica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_AvaliaçãoAtingimentoEscorregamentos.pdf22,54 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons