Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2712
Título: Planejamento orçamentário no município de Três Marias-MG : o desafio da captação dos recursos próprios.
Autor(es): Gonçalves, Cintia Costa
Orientador(es): Pereira, Dulce Maria
Membros da banca: Pereira, Dulce Maria
Cerqueira, Adriano Sergio Lopes da Gama
Palavras-chave: Impostos - arrecadação - Três Marias - MG
Controle da Constitucionalidade
Orçamento - programa
Data do documento: 2020
Referência: GONÇALVES, Cintia Costa. Planejamento orçamentário no município de Três Marias-MG: o desafio da captação dos recursos próprios. 2020 .89 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo a análise e comparação de soluções para aprimorar a gestão da arrecadação municipal, aqui representado pelo Município de Três Marias-MG; com a identificação de instrumentos para avaliação, elaboração e gerenciamento, no contexto de uma estratégia de resgate da eficiência e eficácia da gestão pública, com também de suas funções econômico-financeira, de forma estratégica, para o bom funcionamento administrativo. O conteúdo foi definido por meio de pesquisa de campo na Prefeitura Municipal de Três Marias-MG com também de análise da receita nos anos de 2013 a 2016. No âmbito da gestão pública existem valiosos instrumentos de controle, organização e planejamento, para que se possa tomar decisões e através destes, avaliar aqueles que mais contribuem no sentido da Administração Pública obter êxito no seu processo de controle e planejamento. Assim poderá nortear os trabalhos de forma responsável e dentro da legalidade, visando promover e fortalecer as receitas próprias do ente federado, baseado no objetivo de conscientizar o cidadão da importância do tributo na manutenção do Estado e, também, de sua obrigação de contribuir e de se sentir partícipe na relação Estado-cidadão. Todavia, no objetivo da população compreender o Sistema Tributário Nacional e Municipal, tal que assuma atitude fiscalizadora contra a corrupção, a sonegação fiscal, o desperdício e o descaso com os bens públicos
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2712
Aparece nas coleções:Administração Pública (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PlanejamentoOrçamentárioMunicípio.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.