Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2542
Título: Evolução petrogenética de rochas orto e paraderivadas nos arredores da serra do Caparaó, divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Autor(es): Souza, Bruno Carlos da Cunha de
Orientador(es): Medeiros Júnior, Edgar Batista de
Membros da banca: Tazava, Edison
Queiroz, Yanne da Silva
Medeiros Júnior, Edgar Batista de
Palavras-chave: Geocronologia
Modelagem metamórfica
Granulitos
Data do documento: 2019
Referência: SOUZA, Bruno Carlos da Cunha de. Evolução petrogenética de rochas orto e paraderivadas nos arredores da serra do Caparaó, divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. 2019. 45 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: Neste trabalho explorou-se o software Theriak-Domino para o modelamento metamórfico de rochas granulíticas no domínio interno do Órogeno Araçuaí. Tiveram enfoque a Suíte Caparaó e o Grupo Andrelândia. As amostras estudadas são de enderbito e granulito máfico, da Suíte Caparaó, e granulito aluminoso, do Grupo Andrelândia. A Suíte Caparaó apresenta idades de cristalização paleoproterozoicas e deformação neoproterozoica. Há décadas se discute sua correlação ao Complexo Juiz de Fora. O impasse ainda permanece e neste trabalho tratou-se a suíte como unidade a parte. O Grupo Andrelândia consiste de unidades sedimentares, cujas idades de deposição e metamorfismo datam no neoproterozoico. Apresenta extensas exposições com estruturas primárias preservadas e porções cujo metamorfismo gerou fusão parcial. A proposta de modelamento adotada utilizou os sistemas CNKFMASH, MnCNKFMASH, CNKFMASHTO e MnCNKFMASHTO. Somente o granulito aluminoso se mostrou fértil à aplicação de todos, enquanto o enderbito respondeu exclusivamente ao sistema mais complexo e o granulito máfico se mostrou infértil a todos. O modelamento do granulito aluminoso permitiu aferir a influência da inserção de Ti e Mn separadamente e permitiu concluir que o sistema mais completo fornece os melhores resultados. Assim, os intervalos de P-T extraídos das pseudosseções para o enderbito foram de 780ºC a 855ºC e pressões abaixo de 5,5 kbar e para o granulito aluminoso foi de 775-800ºC e 6-8 kbar.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2542
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EvoluçãoPetrogenéticaRochas.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons