Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2468
Título: Elaboração de uma proposta para a transferência de conhecimentos entre estagiários da área de controle de processos da aciaria de uma usina siderúrgica.
Autor(es): Dorico, Isabela Avellar
Orientador(es): Pereira, Alana Deusilan Sester
Ribeiro, Edgard Marcos
Membros da banca: Pereira, Alana Deusilan Sester
Ribeiro, Edgard Marcos
Silva, Sérgio Evangelista
Soares, Aline Mara Alves
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Usina siderúrgica
Conhecimento e aprendizagem
Estagiários
Data do documento: 2019
Referência: DORICO, Isabela Avellar. Elaboração de uma proposta para a transferência de conhecimentos entre estagiários da área de controle de processos da aciaria de uma usina siderúrgica. 2019. 58 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2019.
Resumo: As companhias siderúrgicas brasileiras têm sido, significativamente, influenciadas por uma mudança no padrão de concorrência em virtude das diferenciações de demanda ao longo dos anos. Dessa forma, estes grupos são impulsionados a buscarem vantagens competitivas e destaque no mercado. A siderurgia é considerada indústria de base e possui uma situação de alta complexidade do ponto de vista de gestão do conhecimento. O presente trabalho aborda o gerenciamento de recursos intangíveis no contexto da Aciaria de uma Usina Siderúrgica entre estagiários. Tais recursos não são organizados e transferidos, acabando por tornar-se volúveis e facilmente perdidos. A partir da elaboração de uma proposta para uma nova estratégia de gestão do conhecimento voltada às atividades dos estagiários, analisou-se os impactos causados pela introdução de uma metodologia para transferência de conhecimento neste contexto. O estudo possui uma abordagem qualitativa e utilizou-se como ferramenta metodológica a pesquisa ação. Os benefícios da implementação de uma prática de gestão do conhecimento na Usina estudada foram analisados por meio da coleta de dados via questionário e observação participante. Os resultados obtidos mostraram significativas melhorias no que diz respeito ao tempo de aprendizagem de um novo estagiário, uma vez que houve uma redução desse tempo.
Resumo em outra língua: The Brazilian steel companies have been significantly influenced by a change in the pattern of competition due to demand differentiation over the years. Thus, these groups are driven to seek competitive advantages and market prominence. The steel industry is considered a base industry and has a situation of high complexity from the point of view of knowledge management. The present work deals with the management of intangible resources in the context of a steelmaking of a steel mill among interns. Such resources are not organized and transferred according to any methodology, eventually becoming volatile and easily lost. From the elaboration of a proposal for a new knowledge management strategy focused on the intern’s activities, the impacts caused by the introduction of a methodology for knowledge transfer in this context were analyzed. The study has a qualitative approach and was used as a methodological tool the action research. The benefits of implementing a knowledge management practice at the Plant studied were analyzed through data collection via questionnaire and participant observation. The results obtained showed significant improvements regarding the learning time of a new intern, since there was a reduction in the time.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2468
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ElaboraçaoPropostaTransferência.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons