Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2246
Title: Proposta de um sistema de tratamento de falhas para o equipamento soprador de hidrato de alumina : o caso de uma indústria química.
Other Titles: Proposal of a failure treatment system for the device alumina hydrate blower : the case of a chemical industry, 2019.
Authors: Reis, Maksuell Renê dos
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Washington Luís Vieira da
metadata.dc.contributor.referee: Bortolaia, Luís Antônio
Leal, Elisângela Martins
Silva, Washington Luís Vieira da
Keywords: Equipamento de secagem - soprador de hidrato
Deformações e tensões
Óxido de alumínio
Localização de falhas - engenharia
Issue Date: 2019
Citation: REIS, Maksuell Renê dos. Proposta de um sistema de tratamento de falhas para o equipamento soprador de hidrato de alumina: o caso de uma indústria química. 2019. 38 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Abstract: O presente trabalho propõe uma metodologia de natureza qualitativa, exploratória, bibliográfica e estudo de caso para elaboração e implementação de um sistema de tratamento de falhas voltado para o equipamento soprador de hidrato de alumina de uma indústria química. Também descreve os passos para reduzir a ocorrência de falhas no equipamento, até que não volte a acorrer. O soprador em questão é responsável por fazer o transporte do hidrato de alumina, que está dentro de um filtro até o secador, para que este aqueça o hidrato úmido, transformando-o em alumina. A tabulação dos dados foi feita em uma planilha do Microsoft Office Excel. A partir da investigação das causas fundamentais feita pelo “Método do Por Quês”, a causa é apurada e conclui-se que houve excesso de temperatura que travou o soprador e arrebentou as correias. A fim de assegurar que as causas fundamentais das falhas no equipamento sejam eliminadas por definitivo é proposto a elaboração de um sistema de tratamento de falhas contidos no 5W1H. Com a aplicação do sistema de falhas visa-se um menor número de paradas emergenciais, aumentando a disponibilidade do equipamento que resultará em uma redução no custo e aumento na produtividade da empresa.
metadata.dc.description.abstracten: The current work proposes a methodology of a qualitative nature, exploratory, bibliographical and a case study to develop and implement a system for failure treatment aimed at the device alumina hydrate blower of a chemical industry. Describing the steps to reduce the occurrence of failures in the device as to prevent them from occurring again. The blower in the study is responsible for transporting the hydrate from inside a filter to the dryer, which heats up the humid hydrate and transforms it into alumina. Data tabulation was made on a Microsoft Office Excel spreadsheet. From the investigation of the root causes made by the "Method of What", a cause is ascertained and it is concluded that there was excess temperature that goes through the blower and bursts like straps. In order to ensure that the root causes of equipment failure are permanently eliminated and treated as a 5W1H system fault handling. With the use of the failure system, it is expected a lower number of emergency stops, increasing the availability of the device, and which will amount in cost reduction and in increased productivity for the company.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2246
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_PropostaSistemaTratamento.pdf2,14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons