Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/176
Título : Aproveitamento da água da chuva para fins não potáveis em canteiro de obra : edifício Varandas da Pampulha.
Autor : Santos, Silvia Magda Baratella
metadata.dc.contributor.advisor: Barbosa Júnior, Antenor Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee: Silva, Gilberto Queiroz da
Campos, Fernando Antônio Borges
Palabras clave : Engenharia civil
Reutilização da água
Canteiro de obras
Sustentabilidade
Fecha de publicación : 2016
Citación : SANTOS, Silvia Magda Baratella. Aproveitamento da água da chuva para fins não potáveis em canteiro de obra : edifício Varandas da Pampulha. 2016. 50 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumen : Dos problemas ambientais causados pela construção civil, o consumo irracional de água é um dos mais notáveis e, portanto, uma vertente muito importante a ser analisada. Os métodos construtivos hoje praticados no Brasil, em sua maioria, demandam um enorme volume de água para que serviços essenciais sejam executados. Um grande volume também é destinado para suprir as necessidades dos trabalhadores que atuam nos canteiros de obra, haja vista a alta demanda de pessoal existente no ramo da construção civil. Buscando a união entre a necessidade de construir de forma sustentável e a redução de custos, foi concebido o tema desse estudo, o qual consiste na elaboração de projeto para captação e reaproveitamento de água no canteiro de obras. No referido projeto, a água captada é reaproveitada para fins da própria construção e para higienização. O canteiro de obras supracitado está alocado no bairro Santa Amélia, Região da Pampulha, Belo Horizonte.
URI : http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/176
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a) em 15/03/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA_AproveitamentoAguaChuva.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.