Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1765
Title: A trajetória do partido dos trabalhadores (PT) : do socialismo romântico à adaptação à ordem burguesa.
Authors: Mayer, Pedro Henrique de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Bertollo, Kathiuça
metadata.dc.contributor.referee: Bertollo, Kathiuça
Arbia, Alexandre Aranha
Mascarenhas, Raquel Mota
Keywords: Partido dos trabalhadores
Socialismo
Emancipação humana
Comunismo
Issue Date: 2018
Citation: MAYER, Pedro Henrique de Oliveira. A trajetória do partido dos trabalhadores (PT): do socialismo romântico à adaptação à ordem burguesa. 2018. 79 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Abstract: O presente estudo expõe uma reflexão crítica acerca da trajetória histórica do Partido dos trabalhadores (PT) na sociedade brasileira. Busca compreender e identificar, à luz do método crítico dialético, suas marcas progressistas e suas limitações enquanto um instrumento alternativo de radical mudança social. Diante das especificidades do modo de produção capitalista e da luta de classes nacional e internacional, almejamos extrair dessa experiência, suas características particulares, enquanto um movimento político partidário criado pela classe trabalhadora e que transita até se consolidar como uma organização sem referencia da classe que um dia representou. Tem-se como uma de nossas intenções principais, a observação das inflexões sofridas pelo partido ao longo das décadas passadas. A partir da exposição dos marcos teóricos e estratégicos que balizaram o percurso histórico do PT, pretende-se desvendar essas determinações que levariam a sua degeneração enquanto um instrumento com independência de classe e ideológica. Diante desses objetivos, conduziremos este estudo através de fontes bibliográficas, artigos e de fontes primárias do partido como nossa matriz de informação.
metadata.dc.description.abstracten: El presente estudio expone una reflexión crítica acerca de la trayectoria histórica del Partido de los trabajadores (PT) en la sociedad brasileña. Se busca comprender e identificar, a la luz del método crítico dialéctico, sus marcas progresistas y sus limitaciones como un instrumento alternativo de radical cambio social. Ante las especificidades del modo de producción capitalista y de la lucha de clases nacional e internacional, anhelamos extraer de esa experiencia, sus características particulares, como un movimiento político partidista creado por la clase obrera y que transita hasta consolidarse como una organización sin referencia de la clase que uno el día representó. Se tiene como una de nuestras intenciones principales, la observación de las inflexiones sufridas por el partido a lo largo de las décadas pasadas. A partir de la exposición de los marcos teóricos y estratégicos que balizaron el recorrido histórico del PT, se pretende desvelar esas determinaciones que llevarían su degeneración como un instrumento con independencia de clase e ideológica. Ante estos objetivos, conduciremos este estudio a través de fuentes bibliográficas, artículos y de fuentes primarias del partido como nuestra matriz de información.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1765
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_TrajetóriaPartidoTrabalhadores.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons