Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1760
Título: Análise do planejamento e controle de serviços de museus em uma cidade histórica : um olhar para a acessibilidade.
Autor(es): Guimarães, Ricardo Morato Fiúza
Orientador(es): Guimarães, Irce Fernandes Gomes
Membros da banca: Guimarães, Irce Fernandes Gomes
Silva, Marcilene Magalhães da
Nunes, Gilson Antônio
Palavras-chave: Controle da Produção
Planejamento
Acessibilidade
Museus
Data do documento: 2018
Referência: GUIMARÃES, Ricardo Morato Fiúza. Análise do planejamento e controle de serviços de museus em uma cidade histórica: um olhar para a acessibilidade. 2018. 77 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: A existência de uma rampa ou de um elevador por si só não permite afirmar que uma organização é acessível. A acessibilidade deve possibilitar que qualquer pessoa, independente de sua diversidade humana, consiga frequentar espaços coletivos, usufruir de serviços e utilizar produtos. Neste contexto, existe um descuido com a acessibilidade em diversos setores da sociedade, incluindo o setor de serviços. É importante que as organizações deste setor reconheçam que a acessibilidade é essencial para suas operações e então, abordem este aspecto no planejamento e controle da produção (PCP) de seus serviços. Os museus vivenciam este cenário e têm um papel fundamental na promoção do acesso à cultura. Assim, esta pesquisa analisa o planejamento e controle de serviços de dois museus em uma cidade histórica, destacando o planejamento de acessibilidade dessas instituições. A pesquisa bibliográfica, observações, entrevistas e pesquisa documental realizadas apontaram que os museus possuem poucos recursos de acessibilidade. Os resultados também revelaram que as instituições possuem limitações orçamentárias e quanto às suas equipes de gestão. Em relação às ferramentas de planejamento, o Plano Museológico foi identificado como instrumento básico e que contempla um programa de acessibilidade. Por fim, foi possível visualizar que as atividades dessa ferramenta são de mesma natureza e seguem os mesmos níveis de planejamento daquelas abordadas pelo PCP de serviços.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1760
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - OP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnálisePlanejamentoControle.pdf4,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons