Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1674
Title: Quem é Tiana? Construções e representações da primeira princesa negra de animação da Disney.
Authors: Roza, Sandra Rita de Cássia
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Karina Gomes Barbosa da
metadata.dc.contributor.referee: Silva, Karina Gomes Barbosa da
Machado, Felipe Viero Kolinski
Francisco, Rafael Pereira
Keywords: Desenho animado
Walt Disney Productions
Raças
Issue Date: 2018
Citation: ROZA, Sandra Rita de Cássia. Quem é Tiana? Construções e representações da primeira princesa negra de animação da Disney. 2018. 127 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Abstract: Este estudo visa analisar como a Princesa Tiana, do filme A Princesa e o Sapo (2009) é construída e representada para o imaginário infantil, sob uma perspectiva de raça e gênero. Para isso, foi realizada uma análise fílmica a fim de observar cada parte do objeto separadamente e depois olhar para ele como um todo. A partir da análise, foi identificado que a Princesa Tiana é construída como uma mulher independente tendo como base também mitos e estereótipos sobre as mulheres negras. Já nas representações, o filme não inova e representa a personagem como a maioria dos papéis destinado às mulheres negras no cinema: o de serviçais. Entretanto, uma representação importante que o filme faz é de Tiana como a princesa. O que ocasiona em uma representatividade negra nas princesas do Estúdios Disney e também em uma identificação de meninas negras com a protagonista.
metadata.dc.description.abstracten: This study aims to analyze how Princess Tiana, from The Princess and the Frog (2009), is constructed and represented for children's imagination from a race and gender perspective. For this, a film analysis was performed in order to observe each part of the object separately and then to look at it as a whole. From the analysis, it was identified that Princess Tiana is built as an independent woman based on myths and stereotypes about black women. Already in the representations, the film does not innovate and represents the personage like the majority of the papers destined to the black women in the cinema: servants. However, one important representation that the film makes is that of Tiana as the princess. What causes in a black representativeness in the princesses of Disney Studios and also in an identification of black girls with the protagonist.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1674
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/02/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_TianaConstruçõesRepresentações.pdf4,7 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons