Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1673
Title: Aplicação para o auxílio do tratamento de pessoas com lesão no plexo braquial, por meio da análise de movimentos do membro afetado.
Authors: Moura, Cintia Freitas de
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Amanda Sávio Nascimento e
metadata.dc.contributor.referee: Coelho, Dayanne Gouveia
Fortes, Reinaldo Silva
Silva, Amanda Sávio Nascimento e
Keywords: Fisioterapia
Reconhecimento de padrões
Issue Date: 2018
Citation: MOURA, Cintia Freitas de. Aplicação para o auxílio do tratamento de pessoas com lesão no plexo braquial, por meio da análise de movimentos do membro afetado. 2018. 48 f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto 2018.
Abstract: A lesão no plexo braquial, atinge os nervos dos membros superiores, e sua incidência é recorrente em motociclistas que sofrem acidentes de trânsito. Devido ao grande nu´mero de ocorrências, o estudo do tema e o desenvolvimento de novas ferramentas de auxílio no tratamento dessa lesão é de suma importância, visando acelerar o processo de recuperação e minimizar as sequelas. Nesse contexto, este trabalho propõem uma aplicação que visa facilitar o tratamento fisioterapêutico pós traumático. Nessa aplicação é possível realizar o cadastro de profissionais de saúde, pacientes e movimentos, capturados pelo Kinect, um sensor de movimentos desenvolvido para o Xbox 360 e Xbox One. Após o cadastro, o profissional define uma sequência de movimentos a ser executada pelo paciente, gerando um relatório de análise de desempenho e da evolução. Ao fim da sequência de repetições é calculado o erro em relação ao modelo cadastrado pelo profissional de saúde, e ´e apresentado um relatório com o índice de erro médio para cada um dos movimentos da rotina. Existe, ainda a possibilidade de uma visualização mais detalhada do erro de cada repetição. Nessa visualização, além da taxa de erro, é apresentado vídeo integral de cada uma das execuções. Adicionalmente, foi realizada a análise de usabilidade da aplicação proposta, em que os resultados indicam que a interface pode ter melhorias para facilitar seu uso.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1673
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/02/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_AplicacaçãoAuxílioTratamento.pdf4,53 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons