Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/162
Title: Dimensionamento e proposta de um reservatório para o aproveitamento de água de chuva para a sede e para os laboratórios da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.
Authors: Tinôco Segundo, Marcus Antônio Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Gilberto Queiroz da
metadata.dc.contributor.referee: Barbosa Júnior, Antenor Rodrigues
Mello, Carlos Eduardo Ferraz de
Keywords: Engenharia civil
Reservatórios fluviais
Consumo de água
Estruturas sedimentares
Issue Date: 2016
Citation: TINÔCO SEGUNDO, Marcus Antônio Lopes. Dimensionamento e proposta de um reservatório para o aproveitamento de água de chuva para a sede e para os laboratórios da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. 2016. 105 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Abstract: O aproveitamento da água de chuva é uma técnica milenar bastante utilizada em todo o mundo, sendo que seu desenvolvimento ocorreu de forma independente em diversas épocas por variadas civilizações. O presente trabalho traz uma revisão dos métodos utilizados atualmente no Brasil e tem como objetivo dimensionar e fazer uma proposta viável de um reservatório para a sede da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto e seus laboratórios, ambos localizados no Campus do Morro do Cruzeiro em Ouro Preto. O dimensionamento do reservatório foi realizado utilizando o método de Rippl com a pluviometria de três anos distintos do período histórico de 1982 a 2013: o de maior estiagem, o de maior pluviometria e o de pluviometria média. Em seguida, utilizando os volumes dimensionados, foram desenvolvidas simulações para conhecer o comportamento do volume armazenado em cada reservatório e deste modo escolher um que supra a demanda de água para usos não potáveis dos laboratórios e da sede da Escola de Minas de Ouro Preto. Com o reservatório definido, um levantamento financeiro preliminar foi realizado a fim de determinar o custo da instalação do reservatório.
metadata.dc.description.abstracten: The rainwater use is an ancient technique widely used worldwide, and its development occurred independently at different times by various civilizations. This work brings a theoretical review of the methods currently used in Brazil and is designed to measure and make a viable proposal for a reservoir to the headquarters of the Escola de Minas de Ouro Preto of the UFOP and its laboratories, both located in the Morro do Cruzeiro Campus in Ouro Preto. The dimensions of the reservoir were performed using the Rippl method with rainfall data of three different years: the longest drought, the highest rainfall and the average rainfall (in the historical period from 1982 to 2013). Then, using the scaled volumes were developed simulations to know the behavior level stored in each reservoir and thereby choose one that meets the water demand for nonpotable uses of laboratories and headquarters of the Ouro Preto School of Mines. With the defined reservoir, a preliminary survey finantial was performed to determine the reservoir installation cost.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/162
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 29/01/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_DimensionamentoPropostaReservatorio.pdf3,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.