Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/158
Título: Avaliação das equações e coeficientes de descarga de vertedores triangular e circular de parede delgada.
Autor(es): Lemos, Arístides Campos
Orientador(es): Silva, Gilberto Queiroz da
Membros da banca: Barbosa Júnior, Antenor Rodrigues
Mello, Carlos Eduardo Ferraz de
Palavras-chave: Hidráulica
Vertedor triangular
Vertedor circular
Coeficiente de descarga
Data do documento: 2016
Referência: LEMOS, Aristides Campos. Avaliação das equações e coeficientes de descarga de vertedores triangular e circular de parede delgada. 2016. 88 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: Um vertedor de parede delgada é uma estrutura hidráulica constituída por uma parede com abertura de determinada forma geométrica, colocada perpendicularmente ao fluxo do escoamento. Há a elevação do nível d’água a montante até uma cota suficiente para produzir uma lâmina de água por sobre o obstáculo. É intensamente usado para medição e/ou controle de vazão de escoamento em um canal. A relação entre a carga hidráulica e a vazão provocada é dependente de vários fatores e características tanto do vertedor quanto do canal a montante. Portanto, a determinação de uma equação precisa que caracterize o comportamento da vazão é de uso específico para a estrutura e as condições testadas. Este trabalho apresenta um estudo geral sobre vertedores triangular e circular de parede fina. Também busca ajustar experimentalmente os coeficientes e equações de vazão e coeficiente de descarga existentes na literatura para que se adequem satisfatoriamente ao modelo estudado. Comprovou-se que as formulações de Thomson (curva de potência) e Vatankhah foram as que melhor se ajustaram aos vertedores triangular e circular, respectivamente. Também ficou evidenciado a tendência do coeficiente de descarga de ficar constante com o aumento da carga no vertedor triangular.
Resumo em outra língua: A sharp-crested weir is a hidraulic structure constituded by a wall with a particular geometric shape opening located perpendicular to the flow of an oppen channel. There is a raise of the upstream water level to a elevation high enougth to form a nappe over the weir. It is largely used as a flow measuring and controlling device in an open channel. A stage-discharge relation is dependent of a lot of factors and characteristics of both, sharp-crested weir and upstream channel. Then, defining an accurate equation that characterize the flow rate behavior is of specific use for the structure and conditions tested. This paper presents a general study about sharpcrested weirs and pursue to fit experimentally coefficients and equations of flow and coefficient of discharge in order to suit them to the studied model. It was verified that Thomson’s and Vatankhah’s equations were the ones best fitted triangular and circular weirs, respectively. In addition, it was found the coefficient of discharge has tendency to be stable with head raising in the triangular weir.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/158
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a) em 26/04/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AvaliaçãoEquaçõesCoeficientes.pdf3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.