Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1551
Título : Mulheres chefes de domicílio no Termo de Mariana no século XIX.
Autor : Oliveira, Milena Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca, Marcus Vinícius
metadata.dc.contributor.referee: Fonseca, Marcus Vinícius
Paula, Leandro Silva de
Palabras clave : Mulheres chefes de domicílio
Documentação - Mariana - MG
Século XIX
Fecha de publicación : 2018
Citación : OLIVEIRA, Milena Souza. Mulheres chefes de domicílio no Termo de Mariana no século XIX. 2018. 22 f. Monografia (Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumen : A concepção de família patriarcal, como a de família extensa, chefiada pelo senhor da casa grande, foi sustentada por obras como a de Gilberto Freyre e propunham a existência desse modelo de maneira homogênea no território brasileiro. Essa concepção pode ser contraposta por trabalhos como o de Robert Slenes (1988) ao trazerem para a historiografia a presença da família escrava, ou de Eni Mesquita Samara (1992) ao colocar em primeiro plano a existência de famílias matriarcais. Neste trabalho, nos propusemos a analisar a existência dos domicílios chefiados por mulheres. Para este fim, utilizamos como fontes documentais as listas nominativas dos anos de 1831 e 1832 do Termo de Mariana, digitalizadas e originalmente disponíveis no Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte. Analisamos as regiões de Catas Altas, Nossa Senhora da Boa Vista, Passagem e a cidade de Mariana, sendo a regionalidade o diferencial desta pesquisa. A partir das listas nominativas traçamos os perfis das mulheres chefes de domicílio e percebemos como as suas existência não foram um fato isolado, aparecendo em número expressivo na região. Desse modo, a partir da amostragem dos dados das listas, juntamente com outros trabalhos que também abordam a existência de mulheres chefes de domicílio em outras localidades do sudeste colonial e da primeira metade do Império, tentamos evidenciar que ao contrário do que a bibliografia clássica afirma, a família patriarcal brasileira não era hegemônica, havendo a existência de diversos tipos de famílias.
URI : http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1551
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: História - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA_MulheresChefesDomicílio.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons