Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1492
Título: A percepção dos alunos dos anos iniciais da EJA em relação às novas tecnologias : contribuições e desdobramentos.
Autor(es): Silva, Michelle de Pádua Aneli da
Orientador(es): Paulo, Jacks Richard de
Membros da banca: Paulo, Jacks Richard de
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Tecnologia
Educação
Inclusão Digital
Data do documento: 2018
Referência: SILVA, Michelle de Pádua Aneli da. A percepção dos alunos dos anos iniciais da EJA em relação às novas tecnologias : contribuições e desdobramentos. 2018. 52 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018..
Resumo: Observando as mudanças que vem ocorrendo na sociedade ao longo dos anos em decorrência do surgimento cada vez mais acelerado de novas tecnologias e a presença dessas inclusive nos espaços escolares, este trabalho procurou investigar então a percepção dos alunos dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos em relação ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de aprendizagem dos conteúdos trabalhados pelos professores em sala de aula. Na elucidação de tal questionamento, optou-se por uma análise qualitativa dos resultados obtidos por meio da aplicação de questionários em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I da Educação de Jovens e Adultos do município de Ouro Preto/MG. Tal questionamento se dá pela necessidade de compreender como tem se dado o acesso desses alunos as tecnologias, levando em conta seu histórico de exclusão ao longo dos anos. Os resultados obtidos com esse trabalho demonstram a necessidade de um olhar atento às especificidades desses alunos e a importância do uso desses recursos em sala de aula para uma inclusão igualitária desses sujeitos na sociedade.
Resumo em outra língua: Observando los cambios que vienen ocurriendo en la sociedad a lo largo de los años como consecuencia del surgimiento cada vez más acelerado de nuevas tecnologías y la presencia de ellas, incluso en los espacios de la escuela, este trabajo busca investigar entonces la percepción de los alumnos de los años iniciales de la Educación de Jóvenes y Adultos en relación al uso de las Tecnologías Digitales de la Información y Comunicación en el proceso de aprendizaje de los contenidos trabajados por los profesores en clase. En la elucidación de tal cuestionamiento, se optó por una análisis cualitativa de los resultados obtenidos por medio de la aplicación de cuestionarios en una clase del 5º año de la Enseñanza Fundamental I de la Educación de Jóvenes y Adultos del municipio de Ouro Preto / MG. Tal cuestionamiento se da por la necesidad de comprender cómo se ha dado el acceso de esos alumnos a las tecnologías, teniendo en cuenta su histórico de exclusión a lo largo de los años. Los resultados obtenidos con este trabajo demuestran la necesidad de una mirada atenta a las especificidades de esos alumnos y la importancia del uso de esos recursos en la clase para una inclusión igualitaria de esos sujetos en la sociedad.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1492
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PercepçãoAlunosAnos.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.