Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1410
Título: Desenvolvimento de uma panela para a produção de cerveja.
Autor(es): Honório, Igor Silva
Orientador(es): Reis, Agnaldo José da Rocha
Membros da banca: Reis, Agnaldo José da Rocha
Castro, João Carlos Vilela de
Silva, Vinícius Marinho
Palavras-chave: Produção de cerveja
Data do documento: 2018
Referência: HONÓRIO, Igor Silva. Desenvolvimento de uma panela para a produção de cerveja. 2018. 57 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo, e isso não é algo recente. Tal bebida está presente há milhares de anos e em diversas civilizações do mundo, sendo uma das primeiras bebidas alcoólicas da história da humanidade. Nos últimos anos, no Brasil, houve um grande aumento na produção das cervejas artesanais e também da produção caseira de cerveja. Nesse tipo de produção, uma das tarefas mais importantes é controlar a temperatura durante as várias etapas do processo de produção, o que é normalmente trabalhoso e inexato. Este projeto apresenta o desenvolvimento de um sistema elétrico para produção de cerveja com temperatura controlada. O sistema é composto basicamente de uma panela com uma resistência elétrica interna de alta potência, um sensor de temperatura PT100, um microcontrolador (ATmega328P) e um circuito para o acionamento da resistência. Para o controle será utilizado um controlador PI, implementado no microcontrolador. Pretende-se obter uma temperatura estável de acordo com o programado pelo usuário, obtendo-se maior facilidade e qualidade em todo o processo.
Resumo em outra língua: Beer is one of the most consumed beverages in Brazil and around the world, and that isn’t something new. This beverage has been consumed for thousands of years and in different civilizations. During the last few years, in Brazil, there was a huge raise of the craft beer production. In this kind of production, one of the most important task is to control the temperature during many stages of the process, which take a lot of work and is inaccurate. This project presents the development of an electric system to control the temperature while brewing. The system is basically composed by a cauldron with a high power resistance, a PT100 temperature sensor, a microcontroller (AT-mega 328P) and a circuit to trigger the resistance. The control used will is a PI, implemented in the microcontroller. The intention is to obtain a stable temperature according to what the user desire, obtaining more easiness and quality throughout the process.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1410
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/11/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_DesenvolvimentoPanelaProdução.pdf9,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons