Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1278
Título: Desenvolvimento de um sistema web para criação e gerenciamento dos planos de ensino no ICEA.
Autor(es): Silva, Deivisson Felipe da
Orientador(es): Oliveira, Fernando Bernardes de
Membros da banca: Oliveira, Fernando Bernardes de
Assis, Gilda Aparecida de
Brito, Darlan Nunes de
Palavras-chave: Banco de dados
Framework - programa de computador
Data do documento: 2018
Referência: SILVA, Deivisson Felipe da. Desenvolvimento de um sistema web para criação e gerenciamento dos planos de ensino no ICEA. 2018. 89 f. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2018.
Resumo: O plano de ensino é de suma importância, enquanto guia para o andamento do conteúdo lecionado durante o semestre. Atualmente o plano de ensino é criado por meio de editores de texto, os quais não possuem nenhum tipo de validação automática. Com base neste contexto, a utilização de ferramentas para auxiliar a construção e o controle destes planos de ensino permitem ao docente aumentar o foco no conteúdo planejado de maneira organizada e precisa. Este trabalho propõe uma nova abordagem para o gerenciamento dos planos de ensino, sendo realizado por meio de um sistema web. Para isso, foi desenvolvido uma aplicação por meio do framework PHP Laravel. Com ele é possivel a criação dos planos de ensino e a validação dos campos de acordo com padrões regulamentados pela PROGRAD. O sistema também disponibiliza uma página de busca para visualização online dos planos de ensino do campus ICEA. Foram realizadas avaliações de experiência do usuário com um grupo de docentes do ICEA, que avaliaram o desempenho e os recursos que o sistema oferece. Pela análise dos resultados, pôde se concluir que a versão atual do sistema se encontra funcional, e está consistente com a proposta estabelecida.
Resumo em outra língua: The teaching plan is important while guide to the progress of the content taught during the semester. Currently the teaching plan is created through text editors, which do not have any type of automatic validation. Based on this context, the use of tools to assist the build and control of those teaching plans, allow the teacher to increase focus on content planned instead of administrative rules. This work propose a new approach to the management of teaching plans, being carried out through a web system. For this purpose, a system was developed through the php Laravel framework. With it, it is possible to create teaching plans and validate the fields according to standards regulated by PROGRAD. The system also provides a search page for online viewing of the ICEA campus teaching plans. User experience evaluations were performed with a group of ICEA teachers, who evaluated the performance and resources that the system offers. Through the analysis of the results, the conclusion is a current version of the system, is functional and consistent with the established proposal.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1278
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/08/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Sistema de Informação - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_DesenvolvimentoSistemaWeb.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons