Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/884
Title: Mulher no telejornalismo esportivo : a construção de sentidos no programa Olhar espnW
Authors: Fiuza, Nathália Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Prado, Denise Figueiredo Barros do
metadata.dc.contributor.referee: Prado, Denise Figueiredo Barros do
Rocha, Adriano Medeiros da
Rodrigues, Hila Bernadete Silva
Keywords: Esporte
Televisão
Feminismo
Jornalismo
Issue Date: 2018
Citation: FIUZA, Nathália Silva. Mulher no telejornalismo esportivo : a construção de sentidos no programa Olhar espnW. 2018. 69 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. Mariana, 2018.
Abstract: O presente trabalho analisa a construção de sentidos do programa Olhar espnW, observando o discurso proposto pelas apresentadoras e convidadas, assim como as temáticas veiculadas. Para isso, foram analisados cinco episódios, exibidos entre setembro de 2016 e junho de 2017. Durante o programa são traçadas “imagens” da mulher que, ao mesmo tempo, refletem a forma como ela é vista e revelam inquietações ligadas à normas e padrões sociais. Desta forma, interessa entender quais são essas imagens e o que elas dizem sobre o “lugar de fala” ocupado pelas interlocutoras do programa dentro da dinâmica do jornalismo esportivo. O trabalho aborda pontos referentes ao discurso midiático, utilizando as pesquisas de Charadeau (2009) e Foucault (1971) e também questões relacionadas ao contrato de leitura e processo de fidelização da audiência, tendo como apoio os estudos de Verón (2005) e Jost (2004). Foram analisados ainda, os dispositivos visuais e sonoros que dão identidade ao Olhar espnW e fazem com que ele seja um programa televisivo. Neste momento, as pesquisas de Gutmann (2014) e Duarte (2004) foram consultadas. Por se tratar de um programa esportivo produzido por mulheres e voltado para o público feminino, foram considerados também aspectos ligados à inserção e atuação da mulher no jornalismo esportivo.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/884
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor (a) em 02/05/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.3, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_MulherTelejornalismoEsportivo.pdf933 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons