Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/873
Título: Análise geofísica das fontes primárias do diamante na região de Ouro Preto, porção sul do Quadrilátero Ferrífero – MG.
Autor(es): Bovolenta, Raíssa Gonçalves
Orientador(es): Barbosa, Maria Sílvia Carvalho
Membros da banca: Barbosa, Maria Sílvia Carvalho
Carvalho, Luiza Diniz Vilela de
Tazava, Edison
Palavras-chave: Geofísica
Magnetometria
Radiometria
Data do documento: 2018
Referência: BOVOLENTA, Raíssa Gonçalves. Análise geofísica das fontes primárias do diamante na região de Ouro Preto, porção sul do Quadrilátero Ferrífero – MG. 2018. 63 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: O Quadrilátero Ferrífero é uma região que historicamente vem sendo estudada com a finalidade de se descobrir novos recursos minerais. As ocorrências de ouro, ferro e manganês vem sendo mineradas ao longo de vários anos. No entanto, relatos que datam do período colonial brasileiro, encontrados no Arquivo Histórico do Museu da Inconfidência de Ouro Preto, reportam a existência de diamante na região. Existe um exemplar de diamante encontrado à montante do ribeirão Maynart, em Santo Antônio do Salto, município de Ouro Preto, exposto no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP. A existência desse mineral-gema desperta a curiosidades de estudiosos. O presente trabalho teve como objetivo principal realizar a análise geológica-geofísica da região da bacia do ribeirão Maynart por meio da integração entre os dados geofísicos de magnetometria e radiometria aerolevantados, com foco na compreensão da origem do diamante da região. Por meio da análise radiométrica obteve-se uma integração geológico-geofísica, estabelecendo correlações entre as radiofácies e a geologia da região. A partir da magnetometria foi possível estabelecer uma compartimentação tectônica para a área de estudo. A deconvolução de Euler mostrou-se um método eficiente, pois corroborou com a interpretação estrutural da área e em detalhe observou-se estruturas com características lamproíticas, o que pode explicar a origem primária do mineral em questão. A importância geoeconômica desses resultados geofísicos contribui para aprimorar as técnicas de pesquisa mineral em busca da origem primária de diamante no Brasil.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/873
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/02/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseGeofísicaFontes.pdf4,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons