Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/867
Título: Análise geofísica do potencial pegmatítico na região de Ataléia.
Autor(es): Silva, André Froede
Orientador(es): Barbosa, Maria Sílvia Carvalho
Membros da banca: Barbosa, Maria Sílvia Carvalho
Cardoso, Luiz Henrique
Cipriano, Ricardo Augusto Scholz
Palavras-chave: Geofísica
Magnetometria
Radiometria
Pegmatitos
Data do documento: 2017
Referência: SILVA, André Froede. Análise geofísica do potencial pegmatítico na região de Ataléia. 2017. 65 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: O orógeno Araçuaí abrange uma vasta área em território brasileiro com diversificados bens minerais. Dentro deste contexto, está a cidade de Ataléia (MG), que possui sua história atrelada a garimpos de água marinha nas proximidades. A área deste estudo está entre o município de Ataléia (MG) e de Ecoporanga (ES), possuindo 100km², encontrando-se em quase totalidade dentro da Folha Ataléia (SE.24-Y-A-II). Utilizando-se dados bibliográficos e dados aerogeofísicos, executaram-se análises quali quantitativa da geofísica, radiometria e magnetometria, e apresenta-se uma interpretação geológica-geofísica do potencial gemológico local. Desta forma, o presente trabalho possui grande importância para o aumento do conhecimento dos pegmatitos e suas possíveis mineralizações locais, e para o contexto geológico do orógeno Araçuaí. Além disso, demonstra-se a partir desse projeto a importância e influência da geofísica, a partir da magnetometria e radiometria, na a resolução de questões geológicas e para a pesquisa mineral.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/867
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/01/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnaliseGeofisicaPotencial.pdf5,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.