Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/8329
Título: Avaliação da atividade antimelanogênica de gel-creme de eugenol, óleo de palma (Elaies guinensis Jacq. ], pequi (Caryocar brasiliense Camb) e tucumã (Astrocaryum vulgare Mart).
Autor(es): Silva, Luciana Miranda
Orientador(es): Santos, Orlando David Henrique dos
Membros da banca: Ruela, André Luis Morais
Amparo, Tatiane Roquete
Santos, Orlando David Henrique dos
Palavras-chave: Melanose
Eugenol
Óleos vegetais
Géis
Cremes vegetais
Monofenol mono-oxigenase
Data do documento: 2025
Referência: SILVA, Luciana Miranda. Avaliação da atividade antimelanogênica de gel-creme de eugenol, óleo de palma (Elaies guinensis Jacq. ], pequi (Caryocar brasiliense Camb) e tucumã (Astrocaryum vulgare Mart). 2025.46 f. Monografia (Graduação em Farmácia) - Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2025.
Resumo: A hiperpigmentação cutânea é caracterizada pela produção excessiva de melanina, resultando em alterações estéticas como melasma, lentigos e hiperpigmentação pós-inflamatória. A busca por agentes despigmentantes eficazes e seguros tem estimulado o desenvolvimento de alternativas naturais capazes de modular a melanogênese. O eugenol, um composto fenólico presente no cravo-da-índia, e óleos vegetais ricos em carotenoides e antioxidantes, como os de palma, pequi e tucumã, têm se mostrado promissores nesse contexto. Entretanto, limitações como baixas estabilidade, solubilidade e biodisponibilidade desses compostos demandam estratégias tecnológicas inovadoras. Nesse sentido, sistemas autoemulsificantes (SNEDDS) associados a veículos tópicos, como gel-cremes, representam uma alternativa viável para potencializar a ação antimelanogênica e antioxidante. O presente trabalho avaliou a atividade antimelanogênica de formulações contendo eugenol e óleos vegetais nanoencapsulados em SNEDDS incorporados em gel-creme. As formulações apresentaram estabilidade físico-química, atividade antioxidante significativa e inibição da tirosinase comparável ao ácido kójico, padrão utilizado. Os resultados sugerem que a associação de eugenol e óleos bioativos em sistemas nanoestruturados representa uma estratégia promissora para o desenvolvimento de dermocosméticos clareadores inovadores
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/8329
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AvaliaçãoAtividadeAntimelanogenica.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.