Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/8109
Título: Precarização do trabalho na mineração : o impacto sobre a vida dos trabalhadores na região de Mariana com ênfase nos migrantes.
Autor(es): Rodrigues, Daisy Cristina Sacramento
Orientador(es): Ribeiro, Rodrigo Fernandes
Membros da banca: Ribeiro, Rodrigo Fernandes
Alagoano, Verônica Medeiros
Melo, Glayce Kelly Fieno
Palavras-chave: Capitalismo - aspectos sociais
Indústria mineral
Trabalhadores da indústria
Trabalhadores migrantes
Data do documento: 2025
Referência: RODRIGUES, Daisy Cristina Sacramento. Precarização do trabalho na mineração: o impacto sobre a vida dos trabalhadores na região de Mariana com ênfase nos migrantes. 2025. 96 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2025.
Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso de Serviço Social é um estudo bibliográfico que se propõe analisar o fluxo do mercado de trabalho na cidade de Mariana entre os anos de 2010 e 2024, período que compreende a expansão da atividade minerária na região e onde identificamos importantes consequências para a classe trabalhadora e para o território. Tem por objetivo fundamentar a análise sobre o mercado de trabalho à luz da teoria do valor-trabalho e da lei geral de acumulação capitalista de Marx, considerando a particularidade da divisão sociotécnica na formação social brasileira, a gênese, o desenvolvimento e a atual configuração das relações de produção na cidade de Mariana. Após isto, é realizada uma análise do setor econômico predominante neste município, a mineração, com a apresentação dos indicadores do mercado de trabalho, e outros, que possam identificar o fluxo de mercado de trabalho na cidade de Mariana. Assim, conclui-se a exploração da mão de obra enquanto uma forte ferramenta para manutenção do modo de produção capitalista e demais ideologias de dominação de classes, em que pretende-se a contribuição para a discussão sobre o que justifica as contratações em massa de trabalhadores vindos de outros estados e quais são os impactos desta ação na vida destes migrantes e da própria cidade.
Resumo em outra língua: Este proyecto final de la carrera de Servicio Social es un estudio bibliográfico que busca analizar el flujo del mercado laboral en la ciudad de Mariana entre 2010 y 2024, período que incluye la expansión de la actividad minera en la región y donde se identificaron importantes consecuencias para la clase trabajadora y el territorio. Su objetivo es fundamentar el análisis del mercado laboral a la luz de la teoría del valor-trabajo y la ley general de la acumulación capitalista de Marx, considerando la particularidad de la división sociotécnica en la formación social brasileña, la génesis, el desarrollo y la configuración actual de las relaciones de producción en la ciudad de Mariana. Posteriormente, se realiza un análisis del sector económico predominante en este municipio, la minería, con la presentación de indicadores del mercado laboral, entre otros, que permiten identificar el flujo del mercado laboral en la ciudad de Mariana. Así, concluimos que la explotación laboral es una fuerte herramienta para mantener el modo de producción capitalista y otras ideologías de dominación de clase, con lo que pretendemos contribuir a la discusión sobre qué justifica la contratación masiva de trabajadores de otros estados y cuáles son los impactos de esta acción en la vida de estos migrantes y en la ciudad misma.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/8109
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PrecarizaçãoTrabalhoMineração.pdf5,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.