Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/7869
Título: A política do tempo na geopolítica de Golbery do Couto e Silva.
Autor(es): Garcia, Pedro Henrique Oliveira da Costa
Orientador(es): Freixo, André de Lemos
Membros da banca: Freixo, André de Lemos
Roza, Luciano Magela
Salles, Bruno Tadeu
Palavras-chave: Golbery do Couto e Silva
Geopolítica
Ditadura
Data do documento: 2024
Referência: GARCIA, Pedro Henrique Oliveira da Costa. A política do tempo na geopolítica de Golbery do Couto e Silva. 2024. 45 f. Monografia (Graduação em História - Bacharelado) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.
Resumo: Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar o discurso histórico e a política do tempo na geopolítica de General Golbery do Couto Silva, durante o contexto da Guerra Fria e a Ditadura Empresarial-Militar Brasileira. A Política do Tempo, conceito de Johannes Fabian, nos ajuda a ler o Plano de Doutrina de Segurança Nacional, ou seja, o fundamento ideológico da ditadura, alinhado com a Geopolítica brasileira e internacional, por lentes da teoria e da filosofia da história. Isso nos auxilia a descortinar elementos pouco estudados da referida doutrina e no contexto da Ditadura Empresarial-Militar brasileira, como viéses preconceituosos e coloniais, discursos da máquina imperialista eurocêntrica, sendo naturalizados como traços “orgânicos” (e raciais) associados à noções como de civilização (e identidade) nacional brasileira do regime.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/7869
Aparece nas coleções:História - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PolíticaTempoGeopolítica.pdf802,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.