Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/7723
Título: Análise comparativa de modelos de machine learning na identificação de anomalias comportamentais em vacas utilizando dados simulados e reais.
Autor(es): Moreira, Italo da Rocha
Hidalgo, Marcelo Gustavo Sanchez
Orientador(es): Silva, Thiago Augusto de Oliveira
Membros da banca: Martins, Alexandre Xavier
Drei, Samuel Martins
Silva, Thiago Augusto de Oliveira
Palavras-chave: Aprendizado do computador
Modelos matemáticos
Probabilidades
Simulação - computadores
Vacas - anomalias - comportamento
Data do documento: 2025
Referência: MOREIRA, Italo da Rocha; HIDALGO, Marcelo Gustavo Sanchez. Análise comparativa de modelos de machine learning na identificação de anomalias comportamentais em vacas utilizando dados simulados e reais. 2025. 28 f. Monografia (Engenharia de Produção) - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2025.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso explora a aplicação de um simulador para gerar dados sobre o comportamento de vacas leiteiras, com o objetivo de prever a probabilidade de uma vaca estar ou não doente. O simulador já foi desenvolvido em um trabalho anterior e será utilizado para criar uma base de dados abrangente que inclui tanto vacas saudáveis quanto vacas doentes. A metodologia envolve a aplicação de modelos de machine learning, tais como Regressão Logística, Random Forest, LSTM e SVM para classificar as vacas em duas categorias: "saudável"e "doente", com base em variáveis comportamentais como alimentação, descanso e movimentação. A simulação é realizada a partir de dados reais coletados em uma fazenda na França, os quais são processados para ajustar o modelo preditivo. Os modelos serão testados utilizando tanto os dados simulados quanto os dados reais, em ambos os casos, esses dados serão usados para treinar e testar o modelo. A eficácia do modelo será avaliada por meio de métricas de desempenho como acurácia e precisão. O uso do simulador permite expandir a base de dados, podendo assim testar vários tamanhos de dados para avaliar qual o melhor para a identificação do estado de saúde de uma vaca.
Resumo em outra língua: Esta tesis explora la aplicación de un simulador para generar datos sobre el comportamiento de vacas lecheras, con el objetivo de prever la probabilidad de que una vaca esté o no enferma. El simulador ya fue desarrollado en un trabajo anterior y será utilizado para crear una base de datos amplia que incluya tanto vacas saludables como vacas enfermas. La metodología envuelve la aplicación de modelos de machine learning, tales como Regresión Logística, Random Forest, LSTM y SVM, para clasificar las vacas en dos categorías: "saludable" y "enferma", con base en variables comportamentales como alimentación, descanso y movimiento. La simulación es realizada a partir de datos reales colectados en una hacienda en Francia, los cuales son procesados para ajustar el modelo predictivo. Los modelos serán probados utilizando tanto los datos simulados como los dados reales; en ambos casos, esos datos serán usados para entrenar y probar el modelo. La eficacia del modelo será medida por medio de métricas de desempeño como acuracia y precisión. El uso del simulador permite expandir la base de datos, pudiendo así probar varios tamaños de datos para evaluar cuál es el mejor para la identificación del estado de salud de una vaca.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/7723
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseComparativaModelos.pdf10,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.