Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/757
Título: Modelagem geoquímica do processo de enriquecimento supergênico em formações ferríferas do Siclinal Gandarela, Quadrilátero Ferrífero (MG).
Autor(es): Medeiros, Israel Tonholo
Orientador(es): Nalini Júnior, Hermínio Arias
Membros da banca: Nalini Júnior, Hermínio Arias
Tazava, Edison
Messias, José Américo Trivellato
Palavras-chave: Geoquímica
Minério de ferro
Data do documento: 2017
Referência: MEDEIROS, Israel Tonholo. Modelagem geoquímica do processo de enriquecimento supergênico em formações ferríferas do Siclinal Gandarela, Quadrilátero Ferrífero (MG). 2017. 84 f. Monografia. (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Os itabiritos da Formação Cauê são similares geoquimicamente aos itabiritos correlativos do Paleoproterozóico de outras bacias ao redor do mundo. Paralelamente, a variação da distribuição dos elementos ao longo de perfis dentro desta Formação, se deve tanto à composição original da rocha como a atuação de processos hidrotermais e de enriquecimento supergênico. As variações composicionais observadas ao longo de análises geoquímicas realizadas em amostras de testemunho de sondagens, podem ser melhor estudadas e caracterizadas na medida que se demonstre, por meio de modelagem numérica o enriquecimento ou empobrecimento relativo em diferentes elementos de cada amostra, com relação a litotipos cujas composições sejam consideradas primárias. Dessa forma, este trabalho consiste no desenvolvimento de um software que permitiu avaliar (qualitativa e quantitativamente), de maneira rápida e eficiente, as variações composicionais ao longo de testemunhos de sondagens, bem como realizar uma caracterização numérica da variação de massa obsservada. Buscou-se a caracterização da ação do enriquecimento supergênico ao longo dos testemunhos, utilizando-se como metodologia de análise o balanço de massa pelo método da Isócona. Com a análise dos resultados obtidos para o furo FDMQ0177, cuja boca é localizada na porção sul da Serra do Gandarela (coordenadas UTM 637.862,11 e 7.777.526,35; cota 1.617,42m), pôde-se criar um modelo de ação do enriquecimento supergênico que evidencia uma maior variação de massa nas regiões próximas à superfície, bem como constatar a falta de homogeneidade do itabirito analisado.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/757
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/08/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ModelagemGeoquimicaProcesso.pdf3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons