Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6795
Título: Aspectos geológicos da região localizada entre a Serra de Capanema e o Sinclinal Gandarela, Quadrilátero Ferrífero-MG.
Autor(es): Gomes, Walber José
Orientador(es): Castro, Marco Paulo de
Membros da banca: Castro, Marco Paulo de
Souza, Maria Eugênia Silva de
Urbano, Emilio Evo Magro Correa
Palavras-chave: Mapeamento geológico
Geologia estratigráfica
Geologia estrutural
Data do documento: 2024
Referência: GOMES, Walber José. Aspectos geológicos da região localizada entre a Serra de Capanema e o Sinclinal Gandarela, Quadrilátero Ferrífero-MG. 85 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.
Resumo: O Quadrilátero Ferrífero (QFe) pode ser descrito como uma província mineral de classe mundial formada a partir de processos sucessivos de formação de bacias sedimentares e deformaçãometamorfismo que ocupa uma área aproximada de 7000 km 2 no centro-sul do estado de Minas Gerais, na borda sul do Cráton São Francisco. A estratigrafia do QFe foi edificada por terrenos granitognáissicos e greenstone belts Arqueanos, sequências supracrustais Proterozoicas, intrusões ígneas, bem como unidades sedimentares Cenozoicas. O QFe registra pelo menos três eventos de deformação superpostos, no Arqueano (evento Rio das Velhas), no Paleoproterozoico (Transamasônico) e Neoproterozoico. Diversas deformações com polaridades tectônicas diversas conferiram à região uma extensa complexidade estrutural e estratigráfica, havendo frequentes mudanças em suas interpretações geológicas e cartográficas a partir de inúmeras pesquisas realizadas ao longo do tempo. Nesse sentido, este Trabalho de Conclusão de Curso traz uma integração de dados de campo levantados na região compreendida entre a Serra de Capanema e o Sinclinal Gandarela durante a realização da disciplina de Mapeamento Geológico (GEO 493) em março de 2022 e propõe a formalização de um mapa geológico na escala 1:10.000, de forma a contribuir com o detalhamento e o entendimento dos processos tectonoestratigráficos que atuaram no embasamento e nas rochas dos supergrupos Rio das Velhas e Minas durante um intervalo de tempo que possivelmente abrange desde o Arqueano até pelo menos o Neoproterozoico. A área de estudo está localizada no setor centro-nordeste do QFe, entre a localidade de Acuruí e o município de Rio Acima.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6795
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AspectosGeológicosRegião.pdf4,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.