Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6646
Título: Narrativas dos moradores do Mota : da singularidade à visibilidade de uma comunidade rural de Ouro Preto, Minas Gerais.
Autor(es): Dutra, Luíza de Alcântara
Orientador(es): Figueiredo, Adriana Maria de
Carrilho, Manainy Avezani Miranda
Membros da banca: Silva, Viviane Xavier de Lima e
Miranda Neto, José Teófilo Rodrigues de
Figueiredo, Adriana Maria de
Palavras-chave: Narrativas pessoais como assunto
Território sociocultural
População rural
Data do documento: 2023
Referência: DUTRA, Luíza de Alcântara. Narrativas dos moradores do Mota: da singularidade à visibilidade de uma comunidade rural de Ouro Preto, Minas Gerais. 2023. 43 f. Monografia (Especialização em Medicina de Família e Comunidade) - Escola de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.
Resumo: A população rural brasileira vive em condições de desigualdade socioeconômica, motivadas por vários problemas, dentre eles o acesso restrito à infraestrutura. Essa conjuntura determina as condições de vida e, consequentemente, as condições de saúde daqueles que vivem nestes territórios. Além disso, destaca-se a escassez de referenciais teóricos sobre os territórios rurais, as peculiaridades das pessoas que neles constroem suas histórias e o que as move em seu existir concreto. Nesse sentido, como Trabalho de Conclusão de Residência em Medicina de Família e Comunidade, desenvolvi este trabalho, com o objetivo de conhecer as singularidades e especificidades de se viver na localidade do Mota, comunidade onde estava atuando e subdistrito mais distante de sede de Ouro Preto (70 km). Para responder às perguntas: “Quem são os moradores do Mota?”; “Como viver no Mota impacta na construção dessas identidades?”, lançamos mão da metodologia da pesquisa baseada em narrativas, partindo das interpretações de mundo de cada entrevistado e do entrelaçamento de seu cotidiano com o da comunidade. Foram realizadas 5 entrevistas, das quais selecionamos 4 para análise do conteúdo, em que absorvemos tanto os elementos que estavam relacionados às teorias em estudo quanto os que emergiram com maior destaque. Em seguida, construímos uma narrativa para cada entrevistado (texto em prosa partindo dos fatos narrados em sequência temporal) e, a partir delas, propusemos a discussão desses elementos-chave. Nessa análise, destacaram-se alguns elementos comuns, como o processo de formação da comunidade, que se entrelaça à história das próprias famílias do(a)s entrevistado(a)s e como isso intensifica a construção do espírito comunitário; os problemas enfrentados pela falta de infraestrutura e como essas "faltas" inspiraram à luta da comunidade na conquista de seus direitos; a marcada influência da presença das empresas mineradoras na localidade, que permeiam toda a trajetória de vida do(a)s entrevistado(a)s, a saber: no trabalho, no trânsito de caminhões - inclusive denotando mortes de animais e pessoas, nos projetos de vida e nas formas de lutar. Além do produto escrito desta pesquisa, o trabalho foi uma oportunidade de envolvimento com a comunidade, com o objetivo comum de ouvirmos e contarmos histórias que normalmente não se contam e de (re)conhecer o Mota, esse pedacinho de Brasil rural.
Resumo em outra língua: La población campesina brasileña vive en condiciones socioeconómicamente desiguales causada por distintos problemas, lo cual el débil acceso a la infraestructura es uno de ellos. Esa coyuntura determina las condiciones de vida y, en consecuencia, las condiciones de salud de los que viven en esos territorios. Además, se puede resaltar la escasez de presupuestos teóricos sobre los territorios rurales, las peculiaridades de las personas que en él construyen su historia y lo que las mueven en su real existir. En ese sentido, para el Trabajo de Conclusión de Residencia en Medicina de Familia y Comunidad, desarrollé este trabajo, con el objetivo de conocer las distinciones y especificidades del vivir en el Mota, comunidad en donde actué y subdistrito más lejano de la sed de Ouro Preto (70 km). Para contestar a las preguntas “¿Quiénes son los residentes de Mota?”, “¿Cómo vivir en Mota impacta en la construcción de esas identidades?”, utilizamos la metodología de investigación basada en narrativas, partiendo de las interpretaciones de mundo de cada encuestado y de cómo se involucran su cotidiano y la comunidad en donde residen. Se realizaron 5 entrevistas, de las cuales seleccionamos 4 para analizar el contenido, las cuales nos permitió asimilar tanto los elementos relacionados a las teorías que se estudiaba como los que emergieron con mayor énfasis. Enseguida, construimos una narración para cada encuestado (texto en prosa, siguiendo temporalmente los hechos narrados) y, a partir de ellas, propusimos la discusión de tales elementos clave. En ese análisis algunos elementos comunes nos parecieron más destacados, tales como el proceso de formación de la comunidad que se involucra a la historia familiar de los encuestados y de las encuestadas, y la manera con la cual eso intensifica la construcción del espíritu comunitario; los problemas encarados por la ausencia de infraestructura y como ellas inspiraron la lucha de la comunidad a fin de conquistar sus derechos; la relevante influencia de la presencia de empresas de minería en el territorio, que giran en torno de toda la trayectoria de vida de los encuestados y de las encuestadas en los siguientes aspectos: en el trabajo, en el tráfico de camiones – incluso causando la muerte de animales y personas –, en los proyectos de vida y en las formas de luchar. Por fin, más que solo el resultado del producto redactado en esa investigación, el trabajo fue una oportunidad de involucrarnos con la comunidad, con el objetivo común de que consigamos escuchar y contar historias que no se cuentan y de (re)conocer el Mota, ese fragmento de Brasil campesino.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6646
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Aparece nas coleções:Especialização - Medicina da Família e Comunidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_NarrativaMoradoresMota.pdf9,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.